segunda-feira, 31 de agosto de 2009

"Como Você se Consola?"


Clique no Título e Veja um Clipe da Música "Vem me Consolar" (Fernanda Brum)

Mensagem Bíblica (Pr. José Nogueira)

Como você se Consola? (2 Cor. 1:3-4)

Introdução:
Muitos de nós passamos por momentos difícieis, chateações (chateações? cuidado!)
Hoje veremos como o com o que nos consolarmos. Consolar é ter com o que aliviar ou tirar determinados pesos, e ou até mesmo culpa.


I - Como alguns personagens bíblicos quiseram se consolar.

1 - Jó (Morrendo logo) - Jó 6:9-11
Jó achava que toda tribução a qual ele estava passando, perdendo tudo, seria facilmente resolvido com a sua morte, ou seja, acabando tudo logo de uma vez. As pessoas muitas vezes se veêm como Jó, e abortam planos, desistem de sonhos, tiram a própria vida.

2 - Falsos Profetas (Mentiras) - Zacarias 10:2
Muitos se acham de direito de enganar-se a si mesmos e engarem os outros, mentindo, levantando falsos, e se aliviam momentaneamente, trocam as verdades de Deus por promessas mentirosas.

3 - Esaú (Plano vingativo) - Gênesis 24:41-41
Muitos esperam o momento certo do acerto de contas, matam, mentem, se vingam, para sentirem-se superiores e livres de tormentos, consolando-se com prazer em fazer o mal futuro, assim pretendia fazer Esaú, queria matar seu irmão por vingança.

4 - Jacó (Recusando-se a Consolar-se) - Gênesis 37:35
Quantas vezes nos achamos coitados demais, e até nos recusamos a aceitar a ajudar de Deus.

A) Às vezes exageramos no tamanho da dor. (Salmos 77:2-4)
B) Outras vezes nos precipitamos. (Gênesis 37:35-36)

Aceite os desafios, as ocasiões impostas por Deus em suas vidas, tudo tem o porque, e mais cedo ou mais tarde teremos lições tremendas tiradas dos instantes de tormenta.

II - Como Deus nos ensina a nos consolar

1 - Console-se com as promessas da palavra de Deus. (Sl 119:49-52)
Não tenha dúvidas que Deus tem sempre um consolo em sua palavra.

2 - Console-se com conselhos espirituais. (Rom 15:14)
Se você ainda não é crente no Senhor Jesus, procure alguém capaz de lhe mostrar as promessas de Deus, alguém espiritualmente preparado para tal conselho.

3 - Console-se com as boas novas que vêm de Deus. (1 Ts. 3:6-7)
Deus se fez Homem para trazer-lhe vida eterna, na morada do pai, Ele não veio para lhe trazer vida boa e sim consolar-te plenamente nas escrituas, e curar-te de todo mal na sua vida eterna.

4 - Consolar-se orando. (Sl. 119:75-77)
Certa vez uma mulher que era crente chamou seu marido para Igreja, e o mesmo disse: - Nunca aceitarei esse teu Deus. Passaram-se logos 60 anos de casados e o homem agora com 82 anos resolveu aceitar Jesus como seu único Senhor e Salvador, que força essa mulher teve para suportar esse "não" tantos anos? O segredo "oração", nas orações ela sempre encontrou o consolo de Deus.

5 - Console-se com a humildade. (Fp. 2:1-4)
Naõ preciso dizer muito, "humildade", a raça humana precisa tanto disso, as vezes uma simples palavra, um simples olhar consola tantas pessoas, e basta sermos humildes tanto para admitirmos que precisamos ser consolados quanto para sermos consolados.

6 - Console-se com a esperança. (Lc 16:25 e Ap 21:4)
Depois desse estudo observamos nesse último tópico a marca da promessa de Deus, e a palavra "Esperança" nos consola e como nos consola, esperança, de que um dia estaremos recebendo o galardão da vitória em Cristo Jesus.

Amém,

Vinícius Figueiredo

sábado, 29 de agosto de 2009

O Amor de Deus


Nada nos pode separar do amor de Deus. A Bíblia diz em Romanos 8:38-39 “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.”
O amor de Deus é um amor de sacrifício. A Bíblia diz em João 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
O amor de Deus dura para sempre. A Bíblia diz em Salmos 136:1 “Dai graças ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre.”
Como a Bíblia descreve o amor? A Bíblia diz em 1 Coríntios 13:4-7 “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”
A Bíblia diz que devemos amar-nos uns aos outros. A Bíblia diz em 1 João 2:7-8 “Amados, não vos escrevo mandamento novo, mas um mandamento antigo, que tendes desde o princípio. Este mandamento antigo é a palavra que ouvistes. Contudo é um novo mandamento que vos escrevo, de vos ameis uns aos outros, o qual é verdadeiro nele e em vós; porque as trevas vão passando, e já brilha a verdadeira luz.
O amor não é só para amigos. A Bíblia diz em Mateus 5:43, 44 “Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem.”
O amor é o resumo da lei de Deus. A Bíblia diz em Mateus 22:37-40 “Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.”
Podemos mostrar o nosso amor a Deus guardando os Seus mandamentos. A Bíblia diz em 1 João 5:3 “Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos.”
Não deixe que o seu amor por Deus se enfraqueça. A Bíblia diz em Apocalipse 2:4-5 “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres.”

sábado, 22 de agosto de 2009

Pense Nisto!


Certo homem rico e bondoso, andava pelas ruas da cidade, quando viu um pobre mendigo que precisava da ajuda financeira e que também carecia de atenção.

Aquele senhor, compadecendo-se daquele pobre homem que mendigava, tirou sua carteira e contou suas moedas de ouro. Havia 10 lindas e valiosas moedas de ouro. Ele retirou nove moedas e deu ao mendigo, ficando apenas com uma moeda. Deu também uma palavra de ânimo ao que tanto precisava, e saiu.

O mendigo pegou aquelas nove moedas de ouro, e quase não não podia acreditar que havia recebido aquela oferta tão generosa!

E o homem rico e bondoso continuou o seu caminho.

Quando o mendigo recobrou-se de sua surpresa. O homem generoso já havia sumido. Então, ele correu pelos becos que ele conhecia tão bem, pegou atalhos, e alcançou algumas ruas a frente o homem rico.

O mendigo, então, assaltou o homem que lhe fora bom e generoso, arrancado-lhe violentamente a décima moeda.

Que ingratidão e peversidade!

Ele, que não tinha nada, ganhou generosamente nove moedas. Contudo, não agradeceu, nem reconheceu a generosidade daquele que não lhe devia nada, mas que, por amor, lhe deu nove moedas.

E ainda mais, vendo que seu benfeitor tinha ainda mais uma moeda, decidiu roubá-la. Msmo tendo recebido tanto, não se contentou com o que agora era seu, mas quis apropriar-se da parte que não lhe pertencia. Roubou daquele que lhe foi generoso.

A História do mendigo mau é uma parábola do ser humano - que tendo recebido de Deus sua provisão e sustento, ao invés de agradecer e dar-Lhe honra, glória e reconhecimento, ainda lhe rouba a décima parte - que pertence ao Senhor.

Foi por isso, que através do profeta Malaquias, o SENHOR Deus exortou seu povo quanto a tamanha ingratidão e ofensa: "vós me roubais nos dízimos e nas ofertas" (Malaquias 3:8)

Porém, um coração temente a Deus, por isso diz e faz: "Tudo o que temos veio de Deus, e nós somente damos ao SENHOR o que já é seu" (1 Crônicas 29:14).

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Não Desperdice Seu Câncer Jó 42:11


Mensagem Pastoral

JOHN PIPER: NÃO DESPERDICE SEU CÂNCER

Escrevo estas palavras na véspera da cirurgia do câncer na minha próstata. Creio no poder de Deus para curar - por meio de um milagre e da medicina. Sei que é certo e bom orar pelos dois tipos de cura. O câncer não é desperdiçado ao ser curado por Deus. O SENHOR recebe a glória! Então, não orar pela cura pode desperdiçar seu câncer. Mas a cura não é o plano de Deus para todos. E existem muitas outras formas de desperdiçar seu câncer. Estou orando por mim e por você - para que não desperdicemos esta dor.



1. Você desperdiçará seu câncer caso não creia que isto foi planejado por Deus.

Não diga que Deus apenas usa nosso câncer, mas que não o planeja. O que Deus permite, Ele o faz por uma razão. E esta razão é a Sua vontade. Se Deus prevê desenvolvimentos moleculares tornando-se cancerígenos, Ele pode deter isto ou não. Se não, Ele tem um propósito. Por ser infinitamente sábio, é correto chamar este propósito de plano. Satanás é real e causa muitos prazeres e dores. Mas ele não é a causa última. Assim, quando ele atacou Jó com úlceras (Jó 2:7), Jó atribuiu-as a Deus (2:10), e o escritor inspirado concorda: "e o consolaram de todo o mal que o Senhor lhe havia enviado" (Jó 42:11). Se você não crê que seu câncer lhe foi planejado por Deus, você o desperdiçará.


2. Você desperdiçará seu câncer caso creia que ele é uma maldição , e não uma bênção.

"Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus" (Romanos 8:1). "Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós" (Gálatas 3:13). "Contra Jacó, pois, não há encantamento , nem adivinhação contra Israel" ( Números 23:23). "Porquanto o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão." (Salmos 84:11).


3. Você desperdiçará seu câncer caso procure conforto em suas chances em vez de procurá-lo em Deus.

O plano de Deus em relação ao seu câncer não é treiná-lo no cálculo de chances racionalistas. O mundo arranja conforto em estatísticas . Nós, não . Alguns contam com seus carros (porcentagens de sobrevivência) e outros contam com seus cavalos (efeitos colaterais do tratamento), mas nós confiamos no nome do Senhor, nosso Deus (Salmos 20:7). O plano de Deus é claro em 2 Coríntios 1:9: "portanto já em nós mesmos tínhamos a sentença de morte, para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos". O objetivo de Deus relativo ao seu câncer (entre várias outras coisas boas) é derrotar a autoconfiança em nosso coração para podermos descansar completamente nEle.



4. Você desperdiçará seu câncer caso se recuse a pensar na morte.

Todos nós morreremos caso Jesus não retorne em nossos dias. Não pensar sobre como seria deixar esta vida e encontrar Deus é tolice. Eclesiastes 7:2 diz: "Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete; porque naquela se vê o fim de todos os homens , e os vivos o aplicam ao seu coração". Como você pode aplicar esta verdade ao seu coração se não pensa nela? Salmos 90:12 diz: "Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios". Contar seus dias significa pensar sobre quão poucos eles são e que terminarão. Como você conseguirá um coração sábio se você se recusa a pensar nisto?



5. Você desperdiçará seu câncer caso pense que "vencê-lo" significa sobreviver e não aproximar-se de Cristo.
Os planos de Deus e os planos de Satanás para seu câncer não são os mesmos. Satanás deseja destruir seu amor por Cristo. Deus planeja aprofundá-lo. O câncer não vencerá se você morrer, apenas se falhar em aproximar-se de Cristo. O plano de Deus é privá-lo do alimento do mundo e satisfazê-lo com a suficiência de Cristo. Isto tem o objetivo de ajudá-lo a sentir: "tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor". E saber que "o viver é Cristo, e o morrer é lucro" (Filipenses 3:8; 1:21).


6. Você desperdiçará seu câncer caso gaste muito tempo lendo sobre o câncer e não o suficiente a respeito de Deus.
Não é errado ler sobre o câncer . Mas, o desejo de saber mais sobre a doença e a falta de zelo pelo contínuo conhecimento de Deus é sintomático no incrédulo. O alvo da dor é acordar-nos para Deus, colocar sensações e força no mandamento "Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor" (Oséias 6:3), acordar-nos para a verdade de Daniel 11:32 : "O povo que conhece ao seu Deus se tornará forte, e fará proezas", tornar-nos carvalhos indestrutíveis e firmes : "antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite... (leiamos o Salmo 1). Que desperdício lermos dia e noite sobre o câncer e nada a respeito de nosso bom Deus.


7. Você desperdiçará seu câncer caso se isole em vez de aprofundar seus relacionamentos.
Quando Epafrodito trouxe ofertas enviadas pela igreja de Filipos para Paulo, ele ficou doente e quase morreu. Paulo diz aos filipenses: "porquanto ele tinha saudades de vós todos, e estava angustiado por terdes ouvido que estivera doente" (Filipenes 2:26). Não diz que estavam angustiados porque Epafrodito estava doente , mas que ele estava porque os irmãos ouviram que ele estava doente. Este é o tipo de coração que Deus pretende criar com o câncer: afetivo e preocupado com as pessoas. Não desperdice seu câncer voltando-se para si mesmo.


8. Você desperdiçará seu câncer caso se entristeça como quem não tem esperança.
Paulo usa esta expressão para designar pessoas cujos entes queridos haviam morrido: "Não queremos, irmãos , que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança" (1Tessalonicenses 4:13). Existe tristeza na morte. Mesmo para o crente que morre, há uma perda temporária - a perda do corpo, de entes queridos e do ministério terreno. Mas a tristeza é diferente - é permeada pela esperança – leiamos 2 Coríntios 5:8. Não desperdice seu câncer ficando triste como quem não tem esperança.



9. Você desperdiçará seu câncer caso trate o pecado tão normalmente quanto antes.
Seus pecados freqüentes permanecem tão atrativos quanto antes de você ter câncer? Se a resposta for afirmativa, então você está desperdiçando seu câncer. O câncer foi planejado para destruir o seu apetite pelo pecado. Orgulho, ganância, luxúria, ódio, falta de perdão, impaciência, preguiça, procrastinação - todos estes são adversários que o câncer deve atacar. Não pense apenas em lutar contra o câncer. Pense também em usá-lo. Todas estas coisas são piores que o câncer. Não desperdice o poder do câncer para esmagar estes adversários. Deixe a presença da eternidade tornar os pecados temporais tão fúteis como eles realmente são. "Pois, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua alma?" (Lucas 9:25).



10. Você desperdiçará seu câncer caso falhe em utilizá-lo como meio de testemunhar a verdade e a glória de Cristo.
Os cristãos nunca se encontram em determinado lugar por acidente. Existem razões para as quais somos levados onde estamos. Considere o que Jesus diz sobre circunstâncias inesperadas e dolorosas: "Mas antes de todas essas coisas vos hão de prender e perseguir, entregando-vos às
sinagogas e aos cárceres, e conduzindo-vos à presença de reis e governadores, por causa do meu nome. Isso vos acontecerá para que deis testemunho" (Lucas 21:12-13). Assim também é com o câncer. Essa será uma oportunidade para testemunhar. Cristo é infinitamente digno. Aqui está uma
oportunidade de ouro para mostrar que Jesus vale mais que a vida. Não a desperdice.

Lembre-se de que você não foi deixado sozinho; terá a ajuda necessária: "Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus" (Filipenses 4:19).

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Olhos que não enxergam


Dr. Shedd faz uma oportuna reflexão sobre o perigo das pessoas estarem com Jesus, mas sem conhecê-lO.
É realmente um grande perigo, pois se torna um auto-engano de conseqüências trágicas por toda a eternidade.
Oro para que tenhas uma leitura cheia de esclarecimento,
com a bênção do SENHOR,

Pr. José Nogueira

A cegueira espiritual é semelhante à tentativa de discernir a tridimensionalidade
do mundo a partir de uma fotografia

“Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?” (Jo 14.9, NVI). É de conhecimento comum que os descrentes sofrem de uma cegueira espiritual induzida pelo “deus deste mundo” (2Co 4.4). Mas essas palavras de Jesus revelam a possibilidade de estar com Cristo sem conhecê-lo. Deve ser comparável ao galho na Videira (Cristo) que não produz fruto; conseqüentemente, sofre a desgraça da remoção e ser lançado no fogo.

Os deficientes visuais sabem que são distintos dos outros que gozam da visão boa. Os tristes seres humanos, aflitos com cegueira física, reconhecem seu isolamento num mundo escuro. Podem tentar imaginar este belíssimo mundo, invisível para eles, exuberante e com vivas cores, vistas empolgantes de montanhas, rios, oceanos e rostos expressivos. Temos pena dos que nunca tiveram a oportunidade de se deliciar com a vista perfeita. Mas deficiência física é muito menos sério do que a cegueira espiritual. A escuridão condena todos os que não têm fé a concluir que o mundo físico é tudo que há. A glória do Criador se percebe pela fé, de modo que todos os sinais da glória e da majestade do seu poder e inteligência inseridos neste mundo se perdem na cegueira do materialista.

C.S. Lewis comparou a tentativa de comunicar a existência do mundo espiritual a um incrédulo a uma criatura que em toda sua vida experimentou apenas duas dimensões. Alguém que tenta explicar as três dimensões do mundo real por uma fotografia acha que o triângulo é um caminho e outro triângulo, uma montanha. O indivíduo limitado às duas dimensões fracassa completamente ao tentar compreender a realidade que a fotografia representa. Como um cão que fareja o dedo da pessoa apontando um suculento pedaço de carne, em vez de virar a cabeça, o homem preso à compreensão materialista do mundo acha que toda essa realidade de Deus, salvação e Céu não passam de imaginação fértil do crente.

Mais complexo é o caso do cristão com olhos abertos, mas incapaz de ver. Paulo ora pelos efésios, rogando a Deus pela iluminação dos olhos a fim de que eles “conheçam a esperança à qual ele os chamou”. Escreveu John H. Newman: “Abençoados aqueles que finalmente verão aquilo que olho mortal não tem visto e somente a fé goza. Aquelas coisas maravilhosas do novo mundo já existem agora como serão então. São imortais e eternos; e as almas que então serão feitos conscientes delas, as verão em sua tranqüilidade e majestade aonde nunca chegaram. Mas quem é capaz de expressar a surpresa e o arrebatamento que descerão sobre aqueles que finalmente os conhecerão pela primeira vez? Quem pode imaginar, por uma extensão da imaginação, os sentimentos daqueles que, tendo morrido na fé, acordam para júbilo? A vida, então iniciada, durará para sempre; porém, se a memória for para nós então o que é para nós agora, aquele dia será um dia para ser muito celebrado para o Senhor durante todas as eras da eternidade” (Dia 153, Diary of Readings, ed. J.Ballie, 1955).

A falta de ver essa gloriosa realidade escatológica torna esta vida uma cena de competição, ambição e desespero. Crentes se desviam por falta de visão do futuro que não vêem e nem imaginam. Faltando iluminação nos olhos espirituais, ficam presos ao mundo material temporário. Transferem os valores do Céu para a Terra e interpretam a prosperidade em termos financeiros e passageiros. Seguir a recomendação de Jesus parece loucura. “Não acumulem para vocês tesouros na Terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam”, em vez de acumular tesouros nos céus. Isto faz sentido somente para quem tem uma visão clara da realidade além deste mundo material.
A Deus toda a glória!

Russell P. Shedd é PhD em N. T. pela Universidade de Edimburgo (Escócia). Fundou a Ed Vida Nova há mais de 40 anos e atualmente é consultor da Shedd Publicações. É missionário da Missão Batista Conservadora no Sul do Brasil e trabalha em terras brasileiras há vários décadas.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

GASOLINA agora agosto, setembro e outubro



GASOLINA, GNV DIESEL E ALCOOL

Como poderemos baixar os preços???
NÃO DEIXE DE LER ..
Voce lembra do Criança Esperança?
A UNICEF e a Rede Globo ‘abriram as pernas’...
Foi a força da Internet contra uma FÁBRICA DE DINHEIRO
que DESCOBRIU-SE nunca chegar a quem de direito.
Então continue a ler, Não deixe de participar, mesmo que vc HOJE não precise abastecer seu carro com gasolina!! Mesmo que você não tenha carro, saiba que em quase tudo que voce consome, compra ou utiliza no seu dia-a-dia, tem o preço dos transportes, fretes e distribuição embutidos no preço de custo e consequentemente repassados a voce.

Voce sabia que no Paraguai (que não tem nenhum poço de petróleo) a gasolina custa R$ 1,45 o litro e sem adição de álcool Na Argentina, Chile e Uruguai que juntos (somados os 3) produzem menos de 1/5 da produção brasileira, o preço da gasolina gira em torno de R$ 1,70 o litro e sem adição de álcool

QUAL É A MÁGICA ??

Voce sabia, que já desde o ano de 2007 e conforme anunciado aos "quatro ventos" pelo LULA e sua Ministra DILMA... o Brasil já é AUTO-SUFICIENTE em petróleo e possui a TERCEIRA maior reserva de petróleo do MUNDO.

Realmente, só tem uma explicação para pagarmos R$ 2,67 (cartel do DF) o litro, a GANÂNCIA do Governo com seus impostos e a busca desenfreada dos lucros exorbitantes da nossa querida e estimada estatal brasileira que refina o petróleo por ela mesma explorado nas "terras tupiniquins"

CHEGA !!!

Se trabalharmos juntos poderemos fazer alguma coisa.
Ou vamos esperar a gasolina chegar aos R$ 3,00 ou R$ 4,00 o litro? Mas, se você quiser que os preços da gasolina baixem, será preciso promover alguma ação lícita, inteligente, ousada e emergencial.
Unindo todos em favor de um BEM COMUM !!!

Existia uma campanha que foi iniciada em São Paulo e Belo Horizonte que nunca fez sentido e não tinha como dar certo. A campanha: "NÃO COMPRE GASOLINA" em um certo dia da semana previamente combinado, que foi popular em abril ou maio passado.

Nos USA e Canadá a mesma campanha havia sido implementada e sugerida pelo próprios governos de alguns estados aos seus consumidores, mas as Companhias de Petróleo se mataram de rir porque sabiam que os consumidores não continuariam "prejudicando a si mesmos", ao se recusarem a comprar gasolina.. Além do que, se voce não compra gasolina hoje... vai comprar MAIS amanhã. Era mais uma inconveniência ao próprio consumidor, que um problema para os vendedores.

MAS houve um economista brasileiro, muito criativo e com muita experiencia em "relações de comércio e leis de mercado", que pensou nesta idéia relatada abaixo e propôs um plano que realmente funciona.

Nós precisamos de uma ação enérgica e agressiva para ensinar às produtoras de petróleo e derivados que são os COMPRADORES que, por serem milhões e maioria, controlam e ditam as regras do mercado, e não os VENDEDORES que são "meia-dúzia".
Com o preço da gasolina subindo mais a cada dia, nós, os consumidores, precisamos entrar rapidamente em ação!!
O único modo de chegarmos a ver o preço da gasolina diminuir é atingindo quem produz, na parte mais sensível do corpo humano: o BOLSO. Será não comprando a gasolina deles!!!

MAS COMO ??!!

Considerando que todos nós dependemos de nossos carros, e não podemos deixar de comprar gasolina, gnv, diesel ou álcool. Mas nós podemos promover um impacto tão forte a ponto dos preços dos combustíveis CAIREM, se todos juntos agirmos para FORÇAR UMA GUERRA DE PREÇOS ENTRE ELES MESMOS.

É assim que o mercado age!!!

Isso é Lei de Mercado e Concorrência

Aqui está a idéia:

Para os próximo meses (agosto,setembro,outubro...)
não compre gasolina da principal fornecedora brasileira de derivados de petróleo, que é a PETROBRÁS (Postos BR).

Se ela tiver totalmente paralisada a venda de sua gasolina, estará inclinada e obrigada, por via de única opção que terá, a reduzir os preços de seus próprios produtos, para recuperar o seu mercado.

Se ela fizer isso, as outras companhias (Shell, Esso, Ipiranga, Texaco, etc...) terão que seguir o mesmo rumo, para não sucumbirem economicamente e perderem suas fatias de mercado.
Isso é absolutamente certo e já vimos várias vezes isso acontecer!
CHAMA-SE LEI DA OFERTA E DA PROCURA .

Mas, para haver um grande impacto, nós precisamos alcançar milhões de consumidores da Petrobrás.
É realmente simples de se fazer!!
Continue abastecendo e consumindo normalmente!! Basta escolher qualquer outro posto ao invés de um BR (Petrobrás). Porque a BR?
Por tratar-se da maior companhia distribuidora hoje no Brasil e consequentemente com maior poder sobre o mercado e os preços praticados.
Mas não vá recuar agora... Leia mais e veja como é simples alcançar milhões de pessoas!!


Essa mensagem foi enviada a aproximadamente trinta pessoas. Se cada um de nós enviarmos a mesma mensagem para, pelo menos, dez pessoas a mais

(30 x 10 = 300)

e se cada um desses 300 enviar para pelo menos mais dez pessoas, (300 x 10 = 3.000),

e assim por diante, até que a mensagem alcance os necessários MILHÕES de consumidores!

É UMA "PROGRESSÃO GEOMÉTRICA" QUE EVOLUI RAPIDAMENTE E QUE VOCE CERTAMENTE JÁ CONHECE !!

Quanto tempo levaria a campanha?

Se cada um de nós repassarmos este e-mail para mais 10 pessoas A estimativa matemática (se voce repassá-la ainda hoje) é que dentro de 08 a 15 dias, teremos atingido, todos os presumíveis 30 MILHÕES* de consumidores da Petrobrás (BR),

(fonte da ANP - Agencia Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis)

Isto seria um impacto violento e de consequências invariavelmente conhecidas... A BAIXA DOS PREÇOS

Agindo juntos, poderemos fazer a diferença.
Se isto fizer sentido para você, por favor, repasse esta mensagem, mesmo ficando inerte.


PARTICIPE DESTA CAMPANHA DE CIDADANIA ATÉ QUE ELES BAIXEM SEUS PREÇOS E OS MANTENHAM EM PATAMARES
RAZOÁVEIS! ISTO REALMENTE FUNCIONA.
VOCÊ SABE QUE ELES AMAM OS LUCROS SEM SE PREOCUPAREM COM MAIS NADA!

O BRASIL CONTA COM VOCÊ!!!



Apoio: Rádio Regional FM

CRITICA DE ARIANO SUASSUNA SOBRE O FORRÓ ATUAL



E-mail enviado por Rafael Teixeira.

A esculhambação do forró atual
CRITICA DE ARIANO SUASSUNA SOBRE O FORRÓ ATUAL

'Tem rapariga aí? Se tem levante a mão!'. A maioria, as moças, levanta a mão.

Diante de uma platéia de milhares de pessoas, quase todas muito jovens, pelo menos um terço de adolescentes, o vocalista da banda que se diz de forró utiliza uma de suas palavras prediletas (dele só não, e todas bandas do gênero). As outras são 'gaia', 'cabaré', e bebida em geral, com ênfase na cachaça. Esta cena aconteceu no ano passado, numa das cidades de destaque do agreste (mas se repete em qualquer uma onde estas bandas se apresentam). Nos anos 70, e provavelmente ainda nos anos 80, o vocalista teria dificuldades em deixar a cidade.

O secretário de cultura Ariano Suassuna foi bastante criticado, numa aula-espetáculo, no ano passado, por ter malhado uma música da Banda Calipso, que ele achava (deve continuar achando, claro) de mau gosto.Vai daí que mostraram a ele algumas letras das bandas de 'forró', e Ariano exclamou: 'Eita que é pior do que eu pensava'. Do que ele, e muito mais gente jamais imaginou.

Pra uma matéria que escrevi no São João passado baixei algumas músicas bem representativas destas bandas. Não vou nem citar letras, porque este jornal é visto por leitores virtuais de família. Mas me arrisco a dizer alguns títulos, vamos lá: Calcinha no chão (Caviar com Rapadura), Zé Priquito (Duquinha), Fiel à putaria (Felipão Forró Moral), Chefe do puteiro (Aviões do forró), Mulher roleira (Saia Rodada), Mulher roleira a resposta (Forró Real), Chico Rola (Bonde do Forró), Banho de língua (Solteirões do Forró), Vou dá-lhe de cano de ferro (Forró Chacal), Dinheiro na mão, calcinha no chão (Saia Rodada), Sou viciado em putaria (Ferro na Boneca), Abre as pernas e dê uma sentadinha (Gaviões do forró), Tapa na cara, puxão no cabelo (Swing do forró). Esta é uma pequeníssima lista do repertório das bandas.

Porém o culpado desta 'desculhambação' não é culpa exatamente das bandas, ou dos empresários que as financiam, já que na grande parte delas, cantores, músicos e bailarinos são meros empregados do cara que investe no grupo. O buraco é mais embaixo. E aí faço um paralelo com o turbo folk, um subgênero musical que surgiu na antiga Iugoslávia, quando o país estava esfacelando-se. Dilacerado por guerras étnicas, em pleno governo do tresloucado Slobodan Milosevic surgiu o turbo folk, mistura de pop, com música regional sérvia e oriental. As estrelas da turbo folk vestiam-se como se vestem as vocalistas das bandas de 'forró', parafraseando Luiz Gonzaga, as blusas terminavam muito cedo, as saias e shortes começavam muito tarde. Numa entrevista ao jornal inglês The Guardian, o diretor do Centro de Estudos alternativos de Belgrado. Milan Nikolic, afirmou, em 2003, que o regime Milosevic incentivou uma música que destruiu o bom-gosto e relevou o primitivismo estético. Pior, o glamour, a facilidade estética, pegou em cheio uma juventude que perdeu a crença nos políticos, nos valores morais de uma sociedade dominada pela máfia, que, por sua vez, dominava o governo.

Aqui o que se autodenomina 'forró estilizado' continua de vento em popa.Tomou o lugar do forró autêntico nos principais arraiais juninos do
Nordeste. Sem falso moralismo, nem elitismo, um fenômeno lamentável, e merecedor de maior atenção. Quando um vocalista de uma banda de música popular, em plena praça pública, de uma grande cidade, com presença de autoridades competentes (e suas respectivas patroas) pergunta se tem 'rapariga na platéia', alguma coisa está fora de ordem. Quando canta uma canção (canção?!!!) que tem como tema uma transa de uma moça com dois rapazes (ao mesmo tempo), e o refrão é 'É vou dá-lhe de cano de ferro/e toma cano de ferro!', alguma coisa está muito doente. Sem esquecer que uma juventude cuja cabeça é feita por tal tipo de música é a que vai
tomar as rédeas do poder daqui a alguns poucos anos.

Ariano Suassuna

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

História do Cristianismo Bíblico (Provérbios 13:16)



"Todo prudente procede com conhecimento, mas o insensato espraia a sua loucura."

Provérbios 13:16
Começaremos o tema “História do Cristianismo Bíblico”. Por isso, achamos oportuno trazer este artigo/resposta de um irmão que escreveu para um site batista fundamentalista que estava tratando dos desvios doutrinários do Movimento Pentecostal.

O autor foi por 30 anos integrante de igreja pentecostal e participava (como se pode ver) da liderança denominacional – portanto conheceu muito bem os bastidores do movimento carismático evangélico.

Ele nos dá um grande alerta e sugere que nós, batistas fundamentalistas, sejamos mais prudentes e muito mais claros e firmes quanto aos alertas e separação dos neo-evangélicos.

1) O que o irmão citou sobre o Pentecostalismo realmente não é tudo. Porque o que acontece lá dentro é muito, muito pior. Eu estive mais de trinta (30) anos dentro daquele movimento. Vi quase tudo o que ocorre lá dentro. É de arrepiar. Hoje, depois que o bom Deus abriu os meus olhos, vejo o quanto eu estava enganado. Sair do Pentecostalismo, para mim, foi uma das maiores bênçãos da minha vida. Nesses anos todos em que estive lá dentro a única coisa boa que posso falar de lá é que há forte motivação e entusiasmo para fazer as coisas. Os pentecostais são muito dedicados. Mas, diga-se de passagem, os Mórmons, Testemunhas de Jeová e Maometanos também o são. Muitos dos pentecostais também são muito sinceros e realmente querem agradar a Deus, mas estão cegos. Têm um zelo sem entendimento (Romanos 10:2).

2) Eu comecei a conhecer o Evangelho numa igreja pentecostal. Eles não davam ênfase na leitura da Bíblia, mas eu queria conhecer a Palavra de Deus. Fui ensinado que os demais crentes, evangélicos não tinham o Espírito Santo. Também fui ensinado que os pastores são ungidos de Deus, quase infalíveis. Ninguém podia julgar o que diziam. Ai daquele que tocasse o 'ungido de Deus'. Seria amaldiçoado. Aliás, amaldiçoar as pessoas que discordam deles é uma prática comum no meio pentecostal. Eu mesmo fui 'vítima' dessa 'maldição' algumas vezes. Dois líderes que mais considerava me 'amaldiçoaram'.

3) Línguas estranhas. Aqui foi onde tudo começou. O movimento pentecostal começou com a chamada 'segunda bênção', que tinha como sinal ou evidência o 'falar em línguas'. Todos ali são quase que obrigados a falar em 'línguas'. Durante todo esse tempo que estive ali eu nunca ouvi uma língua estrangeira ou um dialeto. O que ouvia eram algaravias, sons incompreensíveis que não diziam nada e que cada um interpreta como quer. As 'profecias' eram sempre em torno que coisa óbvias, ou coisas que ninguém podia provar, e até bobagens como 'profecias' sobre a vida dos outros, relacionamentos, vestimentas, etc. As 'revelações' nunca podiam ser comprovadas. Se era sobre alguma enfermidade, geralmente nem a própria pessoa tinha conhecimento da enfermidade. Assim por diante.

4) Mais tarde alguns setores do movimento pentecostal não enfatizavam tanto a necessidade de falar em 'línguas', mas o ensino sobre uma 'segunda benção', uma experiência após a conversão, continuou sendo ensinado. Essa 'segunda benção', não é de graça ou por graça. Você tem que 'pagar o preço'. Oração, jejuns, santificação, busca, busca e mais busca. E mesmo assim, nem todos a recebiam. Eu ficava desesperado. Achava que não era crente. Pensava que Deus não me amava. Após anos de angustiante luta pela 'benção' que nunca vinha, fui ensinado a tentar emitir alguns sons com a boca. Qualquer coisa servia – glo-glo-glo-glo... umama-umama-umama... alabas-alabas-alabas... ripalá...balalá... etc. De repente você está 'falando em outras línguas'. Quando não lhe vem nada a mente você fica observando como os outros falam e você os imita. Quem está fora do movimento vê o absurdo, mas quem está lá dentro acha aquilo normal. Fui ensinado a não pensar, mas apenas sentir. Se alguém não consegue 'falar em línguas' é porque tal pessoa é muito racional. "Não pense" diziam "apenas flua, deixe o espírito fluir". É verdade que há também os que 'fluíram' a coisa sem muito esforço, mas a maioria pena para consegui-lo.

5) Depois que você 'aprendeu' a balbuciar as algaravias, você fica dependente delas e não consegue mais orar sem que aquela coisa lhe encha a mente. É maligno! Todos que 'oram em línguas' (algaravias) precisam de libertação. Precisam desaprender aquilo que aprenderam. As algaravias atrapalham você de orar, porque a oração deve ser pensada e quando você pronuncia as tais algaravias não precisa pensar em nada, ou pior pode pensar em qualquer coisa, menos no que está falando. É ridículo!

6) Quando numa reunião todos começam a dançar e falar algaravias, uma 'alegria' geral toma conta do ambiente e vira uma 'farra'. Um solta gargalhadas, outro cai ao chão, outro pula, treme, etc... Claro que isso não acontece em todas as reuniões. Mas acontece demais por lá. Os pentecostais são ávidos por 'novidades', e não pelas "antigas veredas" (Jeremias 6:16).

7) Espiritualidade de fato, nunca vi ali dentro. Vi, isso sim, muita carnalidade. As pessoas 'falavam línguas' mas mentiam, roubavam, adulteravam, brigavam, agiam com brutalidade, faziam negócios escusos, enganavam os irmãos, eram insensíveis, deselegantes, etc. Isso tudo eu vi, e não uma só vez, mais muitas vezes. Eu poderia falar indefinidamente, por horas. De modo que o tal 'enchimento' do Espírito não adiantava nada.

8) O que fez sair de lá? Primeiro é Deus quem nos abre os olhos. É exatamente como na conversão ou como para alguém sair de uma seita. Só Deus. Mas por outro lado, vários fatores me motivaram a sair daquele movimento. Primeiro eu via que, embora nos dissessem que conosco acontecia exatamente igual como no primeiro século da Igreja, eu nunca vi, nem as línguas, nem os sinais apostólicos, nem as maravilhas que aconteceram no primeiro século. Em mais de 30 anos eu nunca vi algo que realmente me reportasse aos tempos apostólicos. Nunca. Nada. A falsificação é bem ruim. Havia uma preocupação dos pastores com o 'falso', isto é, crê-se que muito do que acontece no meio pentecostal é falso, mas que existe o verdadeiro. Mas enquanto se está atrás do suposto 'verdadeiro' todos acabam envolvendo-se com o falso.

9) Eu via que na Bíblia era muito diferente. E ficava deprimido por não ver acontecendo aquilo em nosso meio. Claro, nem podia ser diferente, pois a época dos milagres apostólicos já passou. Os apóstolos passaram. Os sinais dados por Deus para autenticar a mensagem apostólica também ficaram no passado. Demorei para entender isso, mas entendi a tempo. Li muitos livros antigos, dos homens sérios do passado. Então vi que algo estava errado. Ou com eles ou conosco.

10) Eu aprendi a observar a história da Igreja. Temos muito a aprender com a história. A Igreja de Cristo existiu na terra por 1900 anos sem o movimento pentecostal. Irmãos e irmãs, enfrentaram Roma, os Césares, os Papas; encararam as feras, as arenas, as fogueiras, escreveram livros que nos abençoam até hoje, e tudo isso fizeram 'sem o Espírito'??? Será que aqueles irmãos não foram cheios do Espírito??? Segundo os pentecostais, só eles têm o Espírito e essa bênção foi 'descoberta' só pelo final do século XIX e século XX. Teria Deus deixado Sua Igreja na terra por 19 séculos sem uma bênção tão especial e necessária??? E se aqueles irmãos do passado não tinham essa bênção, como conseguiram enfrentar o que enfrentaram? Vencer e trazer a 'chama do Evangelho' até nossa geração? E mais, se eles não receberam o Espírito Santo porque não buscaram, então eles cometeram um grande erro. O fato é que eles foram muito diferentes dos crentes das últimas gerações. Então ou eles erraram lá ou nós erramos cá. Os dois grupos não podem estar certos. Um dos dois está errado. E eu prefiro crer os irmãos (remanescentes) daqueles 19 séculos estavam certos, e os pentecostais estão errados.

11) Há alguns anos fizemos um estudo sobre os efeitos do movimento pentecostal sobre a Igreja, seus principais expoentes, e vimos que esse movimento dividiu, criou inimizades, e seus principais lideres se envolveram com falsos ensinos, heresias, escândalos morais, crimes, etc. Por esse estudo eu vi onde desembocou esse movimento. Toda heresia, toda irreverência, toda adulteração nos cultos, todo mundanismo dentro das igrejas, todo comércio vergonhoso do evangelho que vemos hoje, tudo isso teve sua origem no movimento pentecostal. Se não tudo, pelo menos 99%. Disso estou certo. Outra coisa que chamou-me a atenção foi que todos os livros profundos sobre teologia, comentários bíblicos, etc, foram escritos por não-pentecostais. Dos escritores e teólogos pentecostais só li coisas superficiais e de pouca utilidade.

12) A experiência (negativa) também ajudou bastante em minha decisão de abandonar o pentecostalismo. Eu havia sido ensinado a não aceitar nenhuma doença. Contudo eu tenho enxaqueca e nunca fui curado. Deus tem orientado o tratamento e hoje estou muito melhor. Deus me ensinou que ninguém tem o dom de curar hoje. Ele cura, quando assim deseja, mas se não, Ele irá sustentar nossa vida com Sua graça. E esse é o melhor para nós. Contudo, vi pessoas declarando que estavam saudáveis, confessando que não estavam doentes, que não aceitavam nem mesmo o diagnóstico médico, as vi morrerem doentes e 'brigando' com Deus e revoltadas com Ele. Minha esposa é médica. Ela me conta que atende inúmeras pessoas evangélicas, principalmente das igrejas pentecostais, que estão doentes, deprimidas, agitadas, perturbadas emocionalmente, desequilibradas. Muitas dessas pessoas são líderes em suas igrejas (pastores, presbíteros, líderes de célula, líderes coral, integrantes de bandas, etc). Hoje eu sei que o pentecostalismo faz muito mal à saúde das pessoas.

13) Se você falar com um pentecostal, talvez ele aceite que existe muita coisa falsa por lá – línguas falsas, curas falsas, revelações falsas – mas ele continua crendo que existe o verdadeiro. Agora, eu nunca vi nada ali que fosse digno de ser testemunhado. De fato, tenho é muita vergonha do meu tempo no pentecostalismo. Mas creio que o Deus Soberano usa todas as coisa para nos ensinar.

14) Outra observação que me fez aborrecer o pentecostalismo foi quando comprovei que não éramos os únicos que 'falávamos em línguas' (algaravias), mas que isso era também 'privilégio' dos Católicos Carismáticos, adoradores da 'Virgem Maria' (ou melhor, da Deusa-Mãe), também dos Espíritas, invocadores de estranhas entidades, e também dos Mórmons que seguem o falso profeta Joseph Smith e seu 'anjo' Moroni, e que até os Hindus e Maometanos 'falam línguas' (algaravias). Quando vi que os pentecostais estavam na mesma categoria dessas seitas, isso me enjoou. E não apenas eles manifestam as 'algaravias', mas também fazem 'curas e milagres' muito parecidos com os curandeiros pentecostais.

15) O crescimento espantoso do movimento pentecostal também me 'incucou'. O Senhor Jesus disse que a porta é estreita e o caminho apertado e são poucos os que acertam. Então, multidões não entram pela porta estreita e sim pela larga. Elas não andam no caminho restrito e sim no espaçoso e liberal. Quando os pentecostais proclamam que estamos vivendo um grande avivamento, caem num ridículo porque nunca tivemos uma geração de crentes 'incrédulos', desobedientes, mundanos, imorais. Políticos evangélicos são corruptos, cantores gospel são verdadeiros mercadores, pastores, ou bispos, bispas, apóstolos e apóstolas são 'trambiqueiros'. Nunca se barateou tanto a mensagem do evangelho, nunca se vulgarizou tanto a mensagem da cruz do Calvário, nunca as coisas estiveram tão vergonhosas. Avivamento? Onde? O que vemos, isto sim, é um 'reavivamento' do paganismo, do espiritualismo, do misticismo, da fé metafísica. Mas não um avivamento da Igreja de Cristo. Ainda não.

16) Quem está fora do pentecostalismo percebe que eles dão uma ênfase no Espírito Santo em detrimento de Jesus Cristo. Mas o que ocorre é pior que isso. Nem mesmo o Espírito Santo recebe qualquer honra ali. Quando eles enfatizam o Espírito Santo é só por causa do Seu poder. Tudo o que querem é o poder do Espírito para fazerem maravilhas. Então, de fato, nem mesmo é a Pessoa do Espírito que enfatizam, mas o poder dEle. E não querem o poder do Espírito para serem bons esposos, bons pais, bons cidadãos, bons políticos, bons ministros de Cristo, mas querem ser 'poderosos' para serem adorados como pequenos deuses. É só por isso que falam muito no Espírito Santo.

17) Li sobre os 'antídotos' que vocês sugeriram para resguardar as igrejas sadias(batistas) do veneno do pentecostalismo. Achei-os bons, mas temos que ser absolutamente radicais. Não podemos ceder nem num milímetro. Se abrirmos um milímetro o mal entra e aí não há limites. Vejo que muitos batistas e outros crentes históricos pensam que a coisa não é tão grave. Digo que é muito pior do que se pode imaginar. Por isso precisamos nos humilhar debaixo das mãos de Deus e lhe pedir misericórdia.

Pr. José Nogueira

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Deus e Eu


Muitas pessoas pensam que seu relacionamento com Deus consiste em ir ao culto nos domingos. Pensam que esta prática semanal é o que Deus espera delas. É tudo o que devem fazer: ir ao culto. O problema com esta idéia é que o Novo Testamento não chama a reunião dominical de culto a Deus. Romanos 12.1 fala de oferecer nosso corpo como culto a Deus, como um sacrifício vivo, santo e agradável. Como eu uso meu corpo diariamente e todo o tempo, o culto a Deus é realizado diariamente e o tempo todo e não só aos domingos.

O propósito de Deus ao criar o homem era que este o obedecesse e adorasse. Era assim que o homem cultuaria e se relacionaria com o seu Criador.

No Velho Testamento, o culto a Deus envolvia sacrifícios no templo, pelo menos duas vezes por dia, buscando perdão de pecados, purificação ou simplesmente para mostrar gratidão.

No Novo Testamento, os verdadeiros adoradores adoram ao Pai em espírito e em verdade, sem depender de lugar e hora (João 4.24), pois seus corpos são templos de Deus (1 Co 6.19).

Também, não se faz mais os sacrifícios para perdão de pecados ou de purificação cerimonial, pois, Jesus já se ofereceu como sacrifício único e suficiente para que nosso acesso a Deus esteja totalmente livre.

No culto a Deus, só nos restaram os sacrifícios de gratidão. Com estes, obedecemos e adoramos o nosso Deus dia a dia.

Na reunião aos domingos, como família de Deus, nós celebramos o memorial que o Senhor Jesus instituiu e anunciamos a Sua morte até que Ele venha.

Como é que podemos nos relacionar com Deus, adorando-o dia a dia? Pesquisando o Novo Testamento sobre os atuais sacrifícios de culto que devemos oferecer a Deus, encontramos cinco idéias que dizem como podemos adorar a Deus no dia a dia.

1) Ver e imitar Jesus (Ef 5.1,2). De acordo com este texto, cultuar a Deus dia a dia é amar como Cristo amou. Jesus se ofereceu por nós como oferta e sacrifício que agradou a Deus. Assim, precisamos ler os Evangelhos para ver, conhecer e imitar Jesus. Precisamos ouvi-lo e praticar o que ele ensinou. Se a vida dele oferecida a Deus em nosso favor agradou ao Pai, então também nós agradaremos a Deus, quando usarmos nossas vidas amando as pessoas. Estaremos imitando Jesus ao oferecer nossas vidas em oferta e sacrifício a Deus, amando aos outros.

2) Viver e morrer (Fp 2.17 e 2 Tm 4.6). Cultuar Deus no dia a dia é entender e assumir o fato que tudo é para Deus. Nosso viver e até nosso morrer são de Deus, por Deus e para Deus. Em seus dois aprisionamentos em Roma, Paulo comparou sua morte iminente com a libação de um sacrifício (Fp 2.17 e 2 Tm 4.6). Libação era o vinho derramado sobre um sacrifício que estava sendo oferecido a Deus. Assim, Paulo estava dizendo que sua morte seria um ato de adoração a Deus como também ele já vivia nesta constante adoração. A vida e a morte do discípulo de Jesus são oferecidos como sacrifício a Deus, que completa e se associa com os sacrifícios e esforços de outros. Não vivemos para nós mesmos e nem morremos para nós mesmos, tudo agora é para o Senhor (Rm 14.8)

3) Falar e fazer (Hb 13.15,16). Oferecer sacrifícios diários a Deus envolve o louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome, ou seja, o nosso falar. Também nestes versos, os sacrifícios diários de adoração envolvem a prática do bem e a mútua cooperação, ou seja, o nosso fazer. Falar e fazer, tudo para agradar a Deus. Orar sem cessar ... em tudo dai graças. Orar pelos que sofrem ... cantar louvores com os que estão alegres. Testemunhar a fé por meio de obras de amor aos outros ... e pregar o evangelho de Jesus. Cooperar com os que estão tentando trabalhar ... e servir a todos na igreja. Fazer o bem a quem não merece ... e fazer tudo o que Deus merece. Falar e fazer: tudo para a glória de Deus (Cl 3.17).

4) Ajudar e ofertar (Fp 4.18; Rm 15.16). Em Filipenses 4.18, Paulo fala que a ajuda financeira que a igreja de Filipos tinha enviado a ele, tinha sido encarada por Deus como uma oferta sacrificial de aroma suave, um sacrifício aceitável e aprazível a Deus. Já em Romanos 15.16, ainda falando sobre ofertas financeiras, ele diz que trabalhava entre os gentios para que a oferta financeira que eles fizeram a Deus fosse aceitável e agradasse a Deus. Destes textos vemos que as ofertas a Deus são parte de nossos sacrifícios vivos a Deus. Neste assunto, a mulher cristã tem uma grande participação e missão, pois ela pode ajudar outros a terem condições de ofertar! Ela pode economizar e incentivar o resto da família a fazer o mesmo para que possam ofertar mais a Deus. Ao invés da mulher cristã buscar o que gosta, o que quer ou mesmo o que precisa, ela pode viver com menos e ofertar mais. A mulher que cozinha, lava louça, limpa a casa e faz toda sorte de tarefas da rotina doméstica, sem murmurar, e com gratidão a Deus, está oferecendo a Deus um sacrifício vivo santo e agradável. Assim, cada economia do dia a dia toma-se culto a Deus e não apenas uma atitude previdente.

5) Santificar-se e proclamar ( 1 Pe 2.5, 9,10). Agradamos a Deus no dia a dia sendo este sacerdócio santo, que vive em santidade, age como propriedade exclusiva de Deus e tem o alvo único de proclamar as virtudes de Deus, que nos tirou das trevas e nos trouxe para a luz. Santidade e pregação são o alvo de quem quer andar com Deus dia a dia e agradar a Deus.

Conclusão: O texto que nos levou a estas considerações, Romanos 12.1, indica claramente que é no dia a dia que oferece- mos tudo que agrada a Deus. Infelizmente, muitas de nós não acreditam que Deus esteja notando e se importando com nossas ações e nosso culto a ele. No entanto, Deus vê tudo o que fazemos e nunca devemos desmerecer nossos atos de fé para com Deus. Um exemplo disso é o primeiro registro da Bíblia de alguém que ofereceu algo agradável a Deus: Abel. Segundo Hebreus 11.4 seu sacrifício não ficou no esquecimento: por meio desta fé demonstrada no seu sacrifício, ele fala ainda hoje! Há muito valor no que se oferece a Deus.

"Era o inverno de 1489. Um dos mais frios que já houve na cidade de Florença, Itália. Tudo estava coberto de neve e o coração de Michelângelo estava muito apertado, pois, o seu patrocinador, Lorenzo de Medici, Granduque de Florença, faleceu. O filho, Duque Piero, não entendia nada da arte de Michelângelo e não estava interessado em patrocinar suas esculturas.

Um dia, o novo Duque resolveu dar uma grande festa no palácio e lembrou-se de Michelângelo. Chamou-o e pediu-lhe que fizesse uma grande escultura de uma estátua. O duque lhe disse que podia usar o material que estava no jardim. Michelângelo ficou super animado, mas ao chegar ao jardim, viu que só havia gelo!

Não sabemos o que Michelângelo sentiu. O que você sentiria? Raiva? Frustração? Ofensa? Perda de tempo? Era digno o esforço em esculpir o gelo que ia derreter?

O fato é que ele começou a trabalhar sem demora. Horas e horas se passavam e Michelângelo amontoava gelo sobre gelo, até formar um enorme bloco de gelo, para então, começar a esculpir.

Começou no topo (geralmente a escultura é feita de baixo para cima). Michelângelo não parou, mesmo sabendo que aquilo podia ser uma piada e que logo ia derreter. Ele tinha decidido que se o que ele fizesse pudesse tomar Florença mais bonita, mesmo que por algumas horas, ele ia pôr seu coração nisso.

A obra estava terminada. Os convidados chegaram. Ao invés de risadas, houve um sufocante silêncio entre todos. A estátua parecia respirar, andar. Era uma representação fantástica de Davi, da Bíblia. Com isso, o próprio duque Piero deu-lhe o mármore onde a réplica desta escultura foi feita por Michelângelo.

Há 500 anos, milhões de pessoas já foram a Florença ver essa obra magnífica, que foi feita inicialmente no gelo e pesa aproximadamente seis toneladas de mármore.

Em nossa vida, muitas vezes nos sentimos como Michelângelo: esculpindo em gelo e perdendo tempo e esforços com algo que nem vai permanecer.

É o que sentimos no trabalho, diante de um chefe que não nos valoriza; pais sentem isto criando filhos rebeldes e ingratos; jogadores sentem isto durante um jogo em que seu time está perdendo feio; filhos sentem isto, cuidando de pais idosos que não melhoram, nem dizem obrigado!

Tudo isso, como cada ato de fé e perseverança, têm muito valor aos olhos de Deus. São os nossos sacrifícios de ações de graças, de fé. Nosso corpo sendo usado para culto a Deus como sacrifício vivo santo e agradável.

Façamos o melhor com o gelo que recebemos, com tudo o que temos, oferecendo-os a Deus, todos os dias de nossas vidas.

A estátua de gelo virou mármore. Os nossos sacrifícios diários a Deus terão efeito eterno.

de Linda S.T.C. Pestana