quinta-feira, 26 de maio de 2011

A Palavra de Deus

Bíblia: A palavra de Deus

Apesar de ser o livro mais lido e conhecido do mundo, muitas pessoas tem dúvidas sobre a bíblia. Ela de fato é a palavra de Deus? Conheça um pouco deste livro que poderá mudar a sua vida.

O que significa bíblia?

A palavra bíblia deriva do grego bíblion, que significa "conjunto de livros". Ao todo são 66 livros, sendo 39 do Antigo Testamento (antiga aliança) e 27 do Novo Testamento (nova aliança).

Quem escreveu a bíblia?

Aproximadamente 40 homens escreveram os 66 livros da bíblia, contudo, a bíblia tem um único autor intelectual que foi o Espírito Santo de Deus. Significa dizer que os autores dos livros da bíblia não escreveram aquilo que queriam, mas o que Deus queria que eles escrevessem. No Segundo livro de Timóteo, Paulo diz que a Escritura (bíblia) é divinamente inspirada, portanto, ela é a palavra de Deus para o homem.

Quando a bíblia foi escrita?

bíblia foi escrita em um período de aproximadamente 1600 anos. O livro de Gêneses foi escrito por volta de 1445 AC e o Apocalipse por volta de 90 a 96 DC. O livro de Jó tem data incerta, mas acredita-se que ele seja o livro mais antigo da bíblia.

A bíblia foi escrita em qual idioma?

O antigo testamento foi escrito em Aramaico e Hebraico, sendo traduzido posteriormente para o grego. O novo testamento foi escrito em grego.

A bíblia é de fato a palavra de Deus?

John Wesley* fez uma importante declaração a respeito da veracidade da bíblia. Ele declarou que os homens bons ou os anjos, não podem ser os inventores da bíblia, pois sendo bons eles não poderiam mentir e na bíblia há inúmeras frases dizendo: "Assim diz o Senhor...", frases que só podem ser de Deus!
Ainda, segundo ele, a bíblia também não pode ser invenção dos demônios ou de pessoas más, já que neste caso, eles estariam escrevendo um livro para condenar eles mesmos.
Por fim, ele conclui que apenas Deus pode ter sido o inventor e criador da bíblia, sendo portanto ela uma obra de Deus, significa que tudo que ali está escrito é a palavra de Deus e a mais absoluta verdade, pois Deus é verdade!

A bíblia contém erros?

Não. Por ter sido inspirada por Deus, a bíblia não contém erros, falhas ou mentiras.

A bíblia evangélica é diferente da bíblia católica?

A bíblia é única. Contudo, a bíblia evangélica contém sete livros a menos que a bíblia católica. São eles:  Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Baruque, Sabedoria, Eclesiástico.
Estes livros foram considerados pelos judeus da palestina como não sendo inspirados pelo Espírito Santo e por isto os evangélicos os rejeitam como parte da bíblia. Outro ponto importante é que o Novo Testamento não faz nenhuma referência a estes livros.

Qual o propósito da bíblia?

A bíblia é um livro cristológico, isto é, desde o Gêneses ao Apocalipse, tudo aponta para Jesus Cristo. Portanto, a bíblia é um livro que tem o propósito de apresentar Jesus ao homem.

Existe algo realmente importante na bíblia para a minha vida?

A bíblia é o livro mais sábio e completo que existe. É impossível alguém se envolver com o estudo bíblico é não sofrer uma mudança de vida. Milhares e milhares de pessoas, entre elas EU, tiveram suas vidas completamente modificadas com os ensinamentos bíblicos.
E você? Quer conhecer a bíblia?

Como ler a bíblia?

Antes de ler, faça uma oração. Não sabe orar? Diga simplesmente isto: Senhor, quero conhecer a sua palavra e entender a mensagem que ela tem para a minha vida.
Leia, reflita, medite, analise cuidadosamente, envolva-se.
Tenha absoluta certeza que neste momento o próprio autor da bíblia estará ao seu lado para te ajudar a compreender aquilo que ele revela apenas aos humildes de coração.
Mateus 11:25
Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

. . . e o mundo não acabou . . .!!!


Com milhões gastos em publicidade e vários seguidores deixando emprego, família e finanças para esperar o fim do mundo no dia 21 de maio, último sábado, o máximo que os seguidores da Family Radio conseguiram foi um vulcão que entrou em erupção na Islândia, mas sem qualquer perigo se quer para os moradores próximos, quanto mais para o mundo inteiro.
O líder grupo evangélico, Pastor Harold Camping (foto), se baseou em uma teoria numérica na Bíblia – basicamente de que Jesus voltaria 7 mil anos depois de ter salvo Noé do dilúvio – para afirmar qual seria o dia exato do fim: o Apocalipse aconteceria devido a um terremoto mundial às 18 horas de cada país. Não foi a primeira vez que o Pastor Harold Camping, 89 anos, errou uma previsão apocalíptica, parece que em 94 também não calculou bem o último dia da Terra.
Muitos seguidores da Family Radio não gostaram de terem continuado vivos: “é claro que é decepcionante”, disse Tom Evans que ainda se defendeu, “quando você como uma pessoa que acredita que Deus está voltando, e você acredita que a evidência é bem clara que ele está voltando, isso é algo que todo o fiho de Deus espera. Em um momento, estaríamos mudados e passaríamos a eternidade com Deus. Eu não tenho vergonha disso. Eu não tenho vergonha de querer esperar por isso.”
Já John Hamsey afirmou que não conseguiu dormir na noite após a não-destruição da Terra, ele havia deixado o emprego e vendido tudo que tinha para doar toda a renda para a Family Radio divulgar a profecia. Momentos antes da hora final ele sentou com a família e juntos choraram, se abraçaram, conversaram, esperaram e perceberam que não foram para o paraíso como previsto. Agora ele, sua mãe e seu irmão precisam conseguir emprego rápido, embora seu irmão ainda esteja em idade escolar.
Mas houve quem defendesse: “Eu não acredito que Harold Camping é um lunático ou um líder da seita, embora alguns irão interpretá-lo como tal”, afirmou o editor evangélico Dr. Timothy Dalrymple que completou: “Eu acredito que ele foi pego em uma forma particular de olhar para as escrituras, e acabou por ser cercado por pessoas que acreditavam no mesmo”. Dalrymple também acredita que Camping foi arrogante ao deixar pessoas fazerem sacrifício para custear a divulgação de sua crença: “Ele deveria ter sido mais humilde.”

O outro lado

Em contrapatida as acusações de que o Pastor Camping conseguiu uma boa grana com as doações para a Family Radio crescem cada vez mais. Muitos doaram tudo que tinham – afinal depois do arrebatamento não ficariam com nada mesmo – e assim outdoors em grandes centros urbanos dos EUA e até no Brasil foram publicados. Apenas em 2007 a Family Radio arrecadou cerca R$152 milhões em doações, isso bem antes da campanha ganhar fama mundial. Como as contas dos outros anos não foram divulgadas, o Pastor pode ser alvo de alguns processos.
Na internet os Twitteiros se divertiram com a profecia, em todas as Américas o tópico era sempre um dos mais falados: “#FimDoMundo cara, amanhã vou ver o show da volta triunfal de Bob Marley, Elvis Presley, Cazuza, Freddie Mercury. Tudo isso em #LiveApocalipse”, comentou um brasileiro; “#iftheworldendsonsaturday eu morrerei virgem”, disse uma mexicana.
Já um blog de humor brasileiro conclamou seus usuários para saber o que eles não fizeram antes do fim do mundo decretado pela Family Radio, os resultados foram os mais inusitados: “O #fimdomundo chegou e eu nunca terminei uma caneta bic”, “O #fimdomundo chegou e eu nunca li nenhum termo de regulamento”, “O #fimdomundo chegou e eu nunca fui para o exterior, só para o Paraguai”, “O #fimdomundo chegou e eu nunca entrei em um taxi falando: siga aquele carro!”, “O #fimdomundo chegou e eu nunca recebi uma resposta da Microsoft sobre meu relatório de erros”, entre outros.
E não foram só internautas que quiseram assistir o fim do mundo rindo, grupos de ateus fizeram acampamentos e festas para “comemorar” a volta de Jesus. Já um ateu empreendedor criou uma empresa para cuidar dos animais de estimação após o arrebatamento de seus donos. Centenas aderiram a idéia e ele precisou criar redes de acolhimento dos animais em vários estados dos EUA tamanha a demanda e o lucro que conseguiu.
Nem o apresentador Willian Bonner conseguiu segurar uma piadinha, em seu Twitter o editor-chefe do Jornal Nacional afirmou: “Não sei. A ideia de a equipe dar tchauzinho para câmera depois do “Boa noite” final do Jornal Nacional me parece exagerada. Vai que o mundo não acaba…”
O Pastor Camping anunciou que teve um fim de semana “difícil” e que irá se pronunciar nesta segunda-feira na Family Radio. Não só os seguidores do grupo querem uma explicação como também vários líderes evangélicos que acreditam que profecias como essas apenas sujam a imagem dos evangélicos no mundo.
* Minha Opinião:
Confesso que em momento algum dei muita bola as notícias, e particularmente tinha certeza que não passaria de mais uma falsa profecia. A Própria Bíblia cita isso, basta lê, e é isso que realmente falta, que leiamos a Bíblia com mais frequência, tirarmos nossas próprias conclusões acerca das escrituras sagradas. Tenho que admitir que muitas vezes nos decepcionamos com pessoas que nos incentivam a fazermos algo que não temos pleno conhecimento, algo que possamos debater com propriedade como por exemplo o "Apocalipse", e estando por dentro daquilo que foi citado por Deus podemos então tomar decisões sem precisar seguir a "homens" que se acham donos da verdade, e ninguém é dono da verdade a não ser o Senhor. Infelizmente mais uma vez a imagem dos evangélicos fica manchada, por atitudes inpensadas de pessoas que se dizem tementes a Deus, seguidores do Senhor, e buscam provar a todo o custo que são enviados de Deus, e nessa prova acabam também levando consigo pessoas imaturas que se deixam levar por palavras levianas sem fundamentação nenhuma na palavra de Deus.
Vinícius Figueiredo 

sexta-feira, 20 de maio de 2011

O Lápis


O menino olhava a avó escrevendo uma carta. 
A certa altura, perguntou: 

"Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim?" 

A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:

"Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse." 
O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial. 

"Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!" 

"Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo." 
Primeira qualidade
:
"Você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade". 


Segunda qualidade:

"De vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está 
mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão você ser uma pessoa melhor."
 

Terceira qualidade:

"O lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava  errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça".
 

Quarta qualidade:

"O que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro.  Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você." 


Finalmente, a quinta qualidade:

"Ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação".


sexta-feira, 13 de maio de 2011

11 Perguntas feitas para o Diabo.


QUEM O CRIOU?
Lúcifer : Fui criado pelo próprio Deus, bem antes da existência do homem. [Ezequiel 28:15]

COMO VOCÊ ERA QUANDO FOI CRIADO?
Lúcifer : Vim à existência já na forma adulta e, como Adão, não tive infância. Eu era um símbolo de perfeição, cheio de sabedoria e formosura e minhas vestes foram preparadas com pedras preciosas. [Ezequiel 28:12,13]

ONDE VOCÊ MORAVA?
Lúcifer : No Jardim do Éden e caminhava no brilho das pedras preciosas do monte Santo de Deus. [Ezequiel 28:13]

QUAL ERA SUA FUNÇÃO NO REINO DE DEUS?
Lúcifer : Como querubim da guarda, ungido e estabelecido por Deus, minha função era guardar a Glória de Deus e conduzir os louvores dos anjos. Um terço deles estava sob o meu comando. [Ezequiel 28:14; Apocalipse 12:4]

ALGUMA COISA FALTAVA A VOCÊ?
Lúcifer : (reflexivo, diminuiu o tom de voz) Não, nada. [Ezequiel 28:13]

O QUE ACONTECEU QUE O AFASTOU DA FUNÇÃO DE MAIOR HONRA QUE UM SER VIVO PODERIA TER?
Lúcifer : Isso não aconteceu de repente. Um dia eu me vi nas pedras (como espelho) e percebi que sobrepujava os outros anjos (talvez não a Miguel ou Gabriel) em beleza, força e inteligência. Comecei então a pensar como seria ser adorado como deus e passei a desejar isto no meu coração. Do desejo passei para o planejamento, estudando como firmar o meu trono acima das estrelas de Deus e ser semelhante a Ele. Num determinado dia tentei realizar meu desejo, mas acabei expulso do Santo Monte de Deus. [Isaías 14:13,14; Ezequiel 28: 15-17]

O QUE DETONOU FINALMENTE A SUA REBELIÃO?
Lúcifer : Quando percebi que Deus estava para criar alguém semelhante a Ele e, por conseqüência, superior a mim, não consegui aceitar o fato. Manifestei então os verdadeiros propósitos do meu coração. [Isaías 14:12-14]

O QUE ACONTECEU COM OS ANJOS QUE ESTAVAM SOB O SEU COMANDO?
Lúcifer : Eles me seguiram e também foram expulsos. Formamos juntos o império das trevas. [Apocalipse 12:3,4]

COMO VOCÊ ENCARA O HOMEM?
Lúcifer : (com raiva) Tenho ódio da raça humana e faço tudo para destruí-la, pois eu a invejo. Eu é que deveria ser semelhante a Deus. [1Pedro 5:8]

QUAIS SÃO SUAS ESTRATÉGIAS PARA DESTRUIR O HOMEM?
Lúcifer : Meu objetivo maior é afastá-los de Deus. Eu estimulo a praticar o mal e confundo suas idéias com um mar de filosofias, pensamentos e religiões cheias de mentiras, misturadas com algumas verdades. Envio meus mensageiros travestidos, para confundir aqueles que querem buscar a Deus. Torno a mentira parecida com a verdade, induzindo o homem ao engano e a ficar longe de Deus, achando que está perto. E tem mais. Faço com que a mensagem de Jesus pareça uma tolice anacrônica, tento estimular o orgulho, a soberba, o egoísmo, a inimizade e o ódio dos homens. Trabalho arduamente com o meu séquito para enfraquecer as igrejas, lançando divisões, desânimo, críticas aos líderes, adultério, mágoas, friezas espirituais, avareza e falta de compromisso (ri às escaras). Tento destruir a vida dos pastores, principalmente com o sexo, ingratidão, falta de tempo para Deus e orgulho. [1Pedro 5:8; Tiago 4:7; Gálatas 5:19-21; 1 corintios 3:3; 2 Pedro 2:1; 2 Timóteo 3:1-8; Apocalipse 12:9]

E SOBRE O FUTURO?
Lúcifer : (com o semblante de ódio) Eu sei que não posso vencer a Deus e me resta pouco tempo para ir ao lago de fogo, minha prisão eterna. Eu e meus anjos trabalharemos com afinco para levarmos o maior número possível de pessoas conosco. [Ezequiel 28:19; Judas 6; Apocalipse 20:10,15]

MEDITE NESSA MENSAGEM. VEJAM QUE FOI ELABORADA COM BASE NOS VERSÍCULOS BÍBLICOS, POR ISSO É UMA ILUSTRAÇÃO DA MAIS PURA VERDADE.

"COMO DIZ O ESPÍRITO SANTO: HOJE, SE OUVIRDES A SUA VOZ, NÃO ENDUREÇAIS OS VOSSOS CORAÇÕES." HEBREUS 3:7,8

"Ninguém tem maior amor do que este: de dar a Sua vida em favor dos Seus amigos." João 15:13

Vc que se diz de Deus e que recebe uma palavra dessa e não  a repassa, tem que verificar se está fazendo mesmo a vontade de Deus.

Pai, Tô com Fome . . .


Nunca esqueça nada acontece por acaso!! 


Ricardinho 
não agüentou o cheiro bom do pão e falou: 
 
- Pai, tô com fome!!! 
 
O pai, Agenor , sem ter um tostão no bolso, caminhando desde muito cedo em busca de um trabalho, olha com os olhos marejados para o filho e pede mais um pouco de paciência.... 
 
- Mas pai, desde ontem não comemos nada, eu tô com muita fome, pai!!! 
 
Envergonhado, triste e humilhado em seu coração de pai, Agenor pede para o filho aguardar na calçada enquanto entra na padaria a sua frente... 
 
Ao entrar dirige-se a um homem no balcão: 
 
- Meu senhor, estou com meu filho de apenas 6 anos na porta, com muita fome, não tenho nenhum tostão, pois sai cedo para buscar um emprego e nada encontrei, eu lhe peço que em nome de Jesus me forneça um pão para que eu possa matar a fome desse menino, em troca posso varrer o chão de seu estabelecimento, lavar os pratos e copos, ou outro serviço que o senhor precisar!!! 
 

Amaro , o dono da padaria estranha aquele homem de semblante calmo e sofrido, pedir comida em troca de trabalho e pede para que ele chame o filho...
 
Agenor pega o filho pela mão e apresenta-o a Amaro, que imediatamente pede que os dois sentem-se junto ao balcão, onde manda servir dois pratos de comida do famoso PF (Prato Feito) - arroz, feijão, bife e ovo... 
 
Para Ricardinho era um sonho, comer após tantas horas na rua... 
 
Para Agenor , uma dor a mais, já que comer aquela comida maravilhosa fazia-o lembrar-se da esposa e mais dois filhos que ficaram em casa apenas com um punhado de fubá.... 
 
Grossas lágrimas desciam dos seus olhos já na primeira garfada... 
 
A satisfação de ver seu filho devorando aquele prato simples como se fosse um manjar dos deuses, e lembrança de sua pequena família em casa, foi demais para seu coração tão cansado de mais de 2 anos de desemprego, humilhações e necessidades... 
 
Amaro se aproxima de Agenor e percebendo a sua emoção, brinca para relaxar: 
 
- Ô Maria!!! Sua comida deve estar muito ruim... Olha o meu amigo está até chorando de tristeza desse bife, será que é sola de sapato?!?! 
 
Imediatamente, Agenor sorri e diz que nunca comeu comida tão apetitosa, e que agradecia a Deus por ter esse prazer... 
 
Amaro pede então que ele sossegue seu coração, que almoçasse em paz e depois conversariam sobre trabalho... 
 
Mais confiante, Agenor enxuga as lágrimas e começa a almoçar, já que sua fome já estava nas costas... 
 
Após o almoço, Amaro convida Agenor para uma conversa nos fundos da padaria, onde havia um pequeno escritório... 
 
Agenor conta então que há mais de 2 anos havia perdido o emprego e desde então, sem uma especialidade profissional, sem estudos, ele estava vivendo de 
pequenos 'biscates aqui e acolá', mas que há 2 meses não recebia nada... 
 
Amaro resolve então contratar Agenor para serviços gerais na padaria, e penalizado, faz para o homem uma cesta básica com alimentos para pelo menos 15 dias... 
 
Agenor com lágrimas nos olhos agradece a confiança daquele homem e marca para o dia seguinte seu início no trabalho... 
 
Ao chegar em casa com toda aquela 'fartura', Agenor é um novo homem sentia esperanças, sentia que sua vida iria tomar novo impulso... 
 
Deus estava lhe abrindo mais do que uma porta, era toda uma esperança de dias melhores... 
 
No dia seguinte, às 5 da manhã, Agenor estava na porta da padaria ansioso para iniciar seu novo trabalho.... 
 
Amaro chega logo em seguida e sorri para aquele homem que nem ele sabia porque estava ajudando... 
 
Tinham a mesma idade, 32 anos, e histórias diferentes, mas algo dentro dele 
chamava-o para ajudar aquela pessoa... 
 
E, ele não se enganou - durante um ano, Agenor foi o mais dedicado trabalhador daquele estabelecimento, sempre honesto e extremamente zeloso com seus deveres... 
 
Um dia, Amaro chama Agenor para uma conversa e fala da escola que abriu vagas para a alfabetização de adultos um quarteirão acima da padaria, e que ele fazia questão que Agenor fosse estudar... 
 
Agenor nunca esqueceu seu primeiro dia de aula: a mão trêmula nas primeiras letras e a emoção da primeira carta... 
 
Doze anos se passam desde aquele primeiro dia de aula... 
 
Vamos encontrar o Dr. Agenor Baptista de Medeiros , advogado, abrindo seu escritório para seu cliente, e depois outro, e depois mais outro... 
 
Ao meio dia ele desce para um café na padaria do amigo Amaro, que fica impressionado em ver o 'antigo funcionário' tão elegante em seu primeiro terno... 
 
Mais dez anos se passam, e agora o Dr. Agenor Baptista, já com uma clientela que mistura os mais necessitados que não podem pagar, e os mais abastados que o pagam muito bem, resolve criar uma Instituição que oferece aos desvalidos da sorte, que andam pelas ruas, pessoas desempregadas e carentes de todos os tipos, um prato de comida diariamente na hora do almoço... 
 

Mais de 200 refeições são servidas diariamente naquele lugar que é administrado pelo seu filho , o agora nutricionista Ricardo Baptista... 
 
Tudo mudou, tudo passou, mas a amizade daqueles dois homens, Amaro e Agenor impressionava a todos que conheciam um pouco da história de cada um... 
 
Contam que aos 82 anos os dois faleceram no mesmo dia, quase que a mesma hora, morrendo placidamente com um sorriso de dever cumprido... 
 
Ricardinho , o filho mandou gravar na frente da 'Casa do Caminho', que seu pai fundou com tanto carinho: 
 
'Um dia eu tive fome, e você me alimentou. Um dia eu estava sem esperanças e você me deu um caminho. Um dia acordei sozinho, e você me deu Deus, e isso não tem preço.. Que Deus habite em seu coração e alimente sua alma.. E, que te sobre o pão da misericórdia para estender a quem precisar!!!' 
 
(História verídica) 
 
  
Que Deus te abençoe poderosamente lhe concedendo o dom da caridade e da fé.  Amém 

sexta-feira, 6 de maio de 2011

AS MODERNAS GUERRAS DE ISRAEL


Sem dúvida que nós vivemos numa época privilegiada. Tenho certeza que estamos ao término da Sexta Dispensação Bíblica: A Dispensação da Graça (Efésios 3:1-2).
            Uma das marcas do fim de uma Dispensação é o fato de eventos que são característicos e que são necessários da próxima Dispensação começarem a ocorrer dentro da Dispensação atual. Por exemplo, antes e perto do término da Dispensação da Lei (anterior à da Graça) alguns eventos da próxima Dispensação começaram a acontecer (ministério de Jesus Cristo, principalmente Sua ressurreição; promessa da vinda do Espírito Santo, com sinais visíveis de como Ele viria, como em João 20:22; a Grande Comissão da Igreja, que é dada ainda no término da Dispensação da Lei). Todos esses acontecimentos se dão numa espécie de transição, uma vez que a Dispensação da Graça tem realmente seu início em Atos 2, por ocasião da descida do Espírito Santo, em Quem todo convertido, a partir de então, é batizado, selado, feito morada e unido em Cristo para sempre.
            Por isso, regozijamos com alguns fatos da Dispensação do Milênio (a próxima) estarem acontecendo em nossos dias:
            1 - O retorno em massa dos judeus para Israel provenientes de todas as partes do mundo – Ezequiel 37:21
            “Dize-lhes pois: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu tomarei os filhos de Israel dentre os gentios, para onde eles foram, e os congregarei de todas as partes, e os levarei à sua terra.”
(vejamos estes três testemunhos: Ezequiel 39:25, 28; Isaías 43:5-6; e Jeremias 16:14-16)

            2 – A criação impressionante da nação judaica moderna, em 29 de novembro de 1947, como cumprimento de Isaías 66:8
            Quem jamais ouviu tal coisa? Quem viu coisas semelhantes? Poder-se-ia fazer nascer uma terra num só dia? Nasceria uma nação de uma só vez? Mas Sião esteve de parto e já deu à luz seus filhos.”
            Fato esse tão incrível de acontecer e de forma tão espantosa (num só dia nascer uma nação!) que o escritor judeu Meyer Levin, em seu livro “Israel – de Abraão a Dayan”, descreveu que no momento em que se transcorria a Assembléia da ONU, um arqueólogo israelense em Jerusalém, chamado Sukenik, decifrava uma poesia encontrada juntamente com os manuscritos do Antigo Testamento, nas cavernas de Cunrã, providencialmente encontrados naquela tão importante época. No momento que os Estados Unidos voltavam “sim” para a criação do Estado Judeu na terra de Israel, e a votação atingia os dois terços requeridos para a aprovação, Sukenik terminava a sua tradução de uma poesia de dois mil anos:
Eu te agradeço, YaHWeH,
Eu fui expulso do meu lar, como pássaro do seu ninho,
Eu fui derrubado, mas ergui-me de novo,
Eu te agradeço, YaHWeH
            Meyer Levin, impressionado, escreveu: “Veio então a surpreendente noite em que a voz da eternidade parecia estar falando naquela casa” (página 231).

            Com o término da Dispensação da Igreja, Deus voltará a agir com Israel (Romanos 11:25-27):
            Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado. 
            E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades. 
            E esta será a minha aliança com eles, quando eu tirar os seus pecados.”
            Nós estamos vivendo no Tempo dos Gentios (Lucas 21:24), mas, quando chegar a Plenitude dos Gentios, o término desta Dispensação, então o SENHOR retornará ao cumprimento de Suas promessas a Israel, na Dispensação do Reino Milenar, quando Cristo reinará em Israel sobre todas as nações do mundo (Salmo 2:6-9).
            Estamos vivendo nos últimos dias do Tempo dos Gentios, em que profecias parciais acerca de Israel estão se cumprindo diante dos nossos olhos, como a de Lucas 21:24 (“E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem”).   
            Pensemos nessa progressão de fatos proféticos:
            1 – Israel renasceu como nação em novembro de 1947.
            2 – Israel tornou-se nação com constituição e governo, com a capital em Tel-Aviv, não em Jerusalém, em maio de 1948.
            3 – Em 1949, David Ben-Gurion proclamou Jerusalém como capital de Israel.
            4 – Em 1967, com a vitória de Israel na Guerra dos Seis Dias, Israel conquistou Jerusalém Oriental (até então no poder da Jordânia). E, de fato e de direito, agora Jerusalém se tornou a capital de Israel.
            5 – Em 1980, uma lei declarou Jerusalém como capital, eterna e indivisível, de Israel.
            Mas, então, a profecia de Jesus não dizia que Jerusalém seria pisada pelos gentios até que o fim dos tempos desse povo terminasse? Jerusalém como capital do independente, moderno e poderoso Estado de Israel não deixou de ser pisada pelos gentios?
            Não, ainda não deixou de ser humilhada, pois as declarações e leis sobre Jerusalém ser a capital de Israel deixam sob jurisdição jordaniana (árabe-muçulmana) o Monte do Templo: o ponto mais sagrado de Israel (o local do Templo do SENHOR, onde Abraão “sacrificou” Isaque, onde Davi consagrou para a construção do Templo, e onde Salomão construiu o Templo do SENHOR). Ali hoje existem uma mesquita e um monumento muçulmano. Jerusalém está sob o domínio judeu, mas seu coração ainda pertence aos árabes. Jerusalém ainda está sendo pisada pelos gentios, até que os tempos deles se completem (e, como vemos, falta muito pouco tempo: “Porque ainda um pouquinho de tempo, e o que há de vir virá, e não tardará” – Hebreus 10:37).
            As guerras modernas de Israel são evidências claras de que Deus já começou a atuar com Israel para fazer dele a capital do universo sob o Reino de Jesus. Em todas há milagres que atestam visivelmente a mão de Deus operando, revelando Suas intervenções e intenções de mostrar que este é o mais claro sinal que fim desta nossa Dispensação está chegando ao fim:
            6 E dizia esta parábola: Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha, e foi procurar nela fruto, não o achando; 
            7 E disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho. Corta-a; por que ocupa ainda a terra inutilmente? 
            8 E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque; 
            9 E, se der fruto, ficará e, se não, depois a mandarás cortar. 
(Lucas 13:6-9)

            32 Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão. 
            33 Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas. 
(Mateus 23:32-33)
            A figueira é o povo de Israel. Durante Seu ministério, por três anos, Jesus ministrou a eles, esperando em vãos os frutos (João 1:11). Ela foi cortada (não arrancada), e agora começa a brotar novamente, então escutemos Jesus: “... quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas”. 
            As profecias de Isaías, de Ezequiel, de Daniel (principalmente 9:26), e de Jesus são tão evidentes que nós, hoje, entramos na exortação de Jesus, em Lucas 24:25, quando chamou seus discípulos de néscios: “Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!”.
            O que o SENHOR Deus começou a fazer com os Judeus e com a Nação Judaica, a partir de 1947, são sinais do reflorescimento da Figueira e que Ele já começou a operar com o povo da próxima Dispensação. Logo, a atual vive seus derradeiros e transitórios momentos.
            Vejamos um pouco da História do Moderno Estado de Israel e seus desdobramentos proféticos e futuros:

            1 – 29 de Novembro de 1947 – Assembléia da ONU, presidida pelo brasileiro Osvaldo Aranha, aprova a criação do Estado Judeu na Terra de Canaã. Nessa resolução é estabelecido que o Mandato Britânico terminaria dentro de seis meses, prazo para que os judeus organizassem o seu Estado.
            2 – 14 de Maio de 1948 – Fundação do Moderno Estado de Israel. Aconteceu a PRIMEIRA GUERRA DE ISRAEL, a Guerra da Independência. Cinco nações árabes: Egito, Jordânia, Líbano, Síria e Iraque, apoiadas pela Arábia Saudita, invadem Israel.

Sob o comando do coronel egípcio Gamal Abdel Nasser que tinha a ânsia de, em 48 horas, varrer do mapa o povo de Israel. Nasser conhecendo muito bem a história de Davi e Golias, reforçou suas tropas na Faixa de Gaza, onde Davi derrotou o gigante. O pequeno e recém-nascido Israel derrotou a fabulosa coligação. E foi justamente na Faixa de Gaza que Nasser foi derrotado e preso (sendo bem tratado, foi devolvido ao Egito no acordo de paz). Conseqüências dessa vitória e do acordo de paz: Israel conquistou parte da Península do Sinai (do Egito), e parte do território israelense que estava sob o poder da Jordânia; e a URSS reconheceu o Estado de Israel.

            3 – As vitórias de Israel e as novas fronteiras entusiasmaram os judeus de vários países a retornaram à sua terra. Mas, também provocou perseguição aos judeus que viviam em países árabes. Grandes operações de resgate foram feitas:
            1) A Operação Tapete Mágico mobilizou dezenas de aviões dos EUA, França e Inglaterra, com mais de 300 vôos sem nenhum acidente, em que muitos viram o cumprimento de Isaías 60:8;

2) A Operação Ali Babá trouxe do Iraque às pressas 135 mil judeus que corriam perigo.
            Nasser, agora presidente do Egito, desde 1953 incentivava os fedayn , guerrilheiros palestinos, a sabotarem Israel. E, em 1956, nacionalizou o Canal de Suez e com a ajuda de sete nações árabes, fortemente armado e apoiado pela URSS, tomou Eilat (o porto de Israel que fica ao sul, no Mar Vermelho), impedindo Israel de ter acesso ao importante Golfo de Acaba.


            Israel declarou guerra ao Egito e contra-atacou e com a ajuda da França e Inglaterra que tinham interesses em no Canal de Suez (a participação delas, na verdade, foi a tomada por paraquedistas do Port-Said (no Mar Mediterrâneo).

Foi a SEGUNDA GUERRA DE ISRAEL, a Guerra do Suez. Israel tomou toda a Península do Sinai (depois por pressão da ONU, leia-se URSS, devolveu ao Egito) e consolidou seu território ao sul, no golfo de Acaba. Ponto importante é que Nasser mais uma vez temendo uma derrota na Faixa de Gaza, a região de Golias, concentrou uma grande parte de armamentos pesados da URSS ali e, quando foi novamente derrotado, Israel tomou aquele armamento como espólio da guerra (servindo de armas para Israel: era a espada de Golias que agora ficava em poder de Davi).

4 – Em 1967, Nasser mais uma vez organiza um audacioso ataque, com 12 nações árabes (principalmente Jordânia, Síria e Iraque), com a intenção de desferir um golpe fatal contra “os intrusos judeus na Palestina”.  Agora tinha o apoio explícito da URSS que lhe fornecia armas em troca do suado algodão dos pobres agricultores egípcios.  Era o Golias novamente de pé desafiando e pronto para humilhar os exércitos do Deus Vivo.
            A pedido do Egito, as tropas da ONU que estavam no Sinai, desde 1956, para garantir a paz, covardemente se retiraram, deixando o caminho livre para o avanço das tropas egípcias até as fronteiras de Israel. Nasser tomou o novamente o Golfo de Acaba ao sul de Israel, asfixiando Israel sem porto ao sul e sem poder fazer as irrigações no Deserto do Neguev. Eram 100 milhões de árabes contra 2 milhões e meio de judeus.
            Era a TERCEIRA GUERRA DE ISRAEL, a Guerra dos Seis Dias.
            No dia 05 de junho de 1967, aconteceu, no 20º ano de nascimento de Israel, uma das mais fabulosas e incríveis vitórias de tão poucos contra tanta multidão de inimigos.
            Somente um exemplo histórico para compreender os milagres de Deus. No segundo dia da guerra, uma guarnição israelense de 20 soldados viu-se cercada por um batalhão árabe composto de seis blindados com vinte soldados de metralhadoras e 80 soldados com fuzis soviéticos. Ao ver tamanha disparidade de forças, Yosi, comandante da guarnição israelense, disse: “Só se acontecer um milagre à moda antiga”. E lembrou-se que estavam nas terras de Dã, onde Sansão havia derrotado os filisteus. Lembrou-se da estratégia de Sansão, em queimar os rabos das raposas, incendiando os campos inimigos. Ele viu que os tanques passavam por campos secos de trigo, pois não chovia providencialmente desde abril. Vendo que suas duas metralhadores não podiam perfurar os blindados, mandou que atirassem contra as partes mais baixas dos veículos. As balas ricochetearam, fizeram fagulhas e incendiaram o trigal. Soldados egípcios saíram em disparada dos tanques, soldados soltaram suas armas para poder correr mais depressa daquele inferno. Somente dois carros blindados conseguiram recuar e fugir, tudo mais foi destruído.
            O Comandante Yosi escreveu: “E o milagre veio, e veio da Bíblia” (Juízes 15).
            Resultado da Guerra dos Seis Dias: O mundo tremeu diante de Israel; Israel rechaçou todos os invasores e consolidou ainda mais seu território (triplicando), principalmente as Colinas de Golan, ao norte – Leiamos Amós 9:15.

5 – No dia 06 de Outubro de 1973, no dia do feriado mais sagrado de Israel, o Dia do Yom Kipur (O Dia do Perdão), em que todos os judeus param todos os seus afazeres para oração e jejum, foi desferido um dos mais covardes ataques da história. Não mais doze nações, mas todos os países árabes e muçulmanos do Oriente Médio se juntaram para destruir de vez Israel.
            Foi a QUARTA GUERRA DE ISRAEL, a Guerra de Yom Kipur.  Os ataques ocorreram de todos os lados, justamente quando a maioria dos soldados israelenses estava de folga por causa do feriado religioso. Nas primeiras horas do dia, 80 aviões israelenses foram destruídos em suas bases.  Do sul, os egípcios avançaram em poucas horas mais de 100 km (eram 80 mil soldados egípcios contra um esquadrão de defesa composto de 500 soldados judeus).  Ao norte, a Síria, com 1.400 tanques contra 180 tanques de Israel, recuperou as Colinas de Golan; e ao leste as forças coligadas avançavam rumo a Jerusalém. O saldo do primeiro dia desse ataque-surpresa foi devastador para Israel. Mais de 100 aviões destruídos, centenas de tanques pulverizados e centenas de vítimas.

E o mundo e as Nações Unidas assistiam a tudo isso. Nenhuma resolução para cessar os ataques e as destruições. Nenhuma censura.
            Veio o segundo dias e mais perdas imensas. Caíram as poderosas e caras Fortificações Bar-Lev que protegiam o sul de Israel.
            28 nações, prevendo a derrota de Israel, e querendo estar ao lado dos vencedores, correram e cortaram relações diplomáticas com Israel.
            Os inimigos eram mais de 600 milhões de muçulmanos contra os 3 milhões de judeus – Salmo 118:12.
            Deus levantou Ariel Sharom, que lembrou-se uma passagem secreta na Fortificação Bar-Lev, atravessou e numa operação arrojada rumou para Cairo, cercou os batalhões egípcios por trás, deixando-os sem comunicação e cercados.
            A frente israelense nas Colinas de Golan, na Síria, começou a resistir e avançar, chegando a 40 km de Damasco.
            Os comandos do leste começaram a ter vitórias e a se dirigirem para a Jordânia.
            E os covardes da ONU fizeram agora uma reunião de emergência ordenando o cessar-fogo. Mas, por que não fizeram isso nos dias 6, 7, 8 ou 10, quando Israel estava sendo covardemente trucidado?
            Deus é o único aliado de Israel – Salmo 124:1-3.

            Não há qualquer dúvida de que o SENHOR Deus já começou a operar com Israel novamente. Parece que o calendário profético de Israel, que foi congelado com a morte do Messias, por volta do ano 30 (no término da 69ª Semana da Profecia de Daniel – Daniel 9:26), está dando os primeiros sinais que, em breve, vai começar a funcionar dando início a 70ª Semana, a última das 70 semanas determinadas para Israel – Daniel 9:24 e 27.
            Que nós, que conhecemos a Palavra Profética, possamos remir o tempo que nos resta, para conhecermos mais o SENHOR, estudar mais Seu Plano Eterno, santificar mais e mais nossas vidas, servi-lO com mais intensidade e consagração, pregando todo o conselho de Deus (Atos 20:27), inclusive o plano de Deus para Israel, a edificação da Igreja, a esperança da Gloriosa Segunda Vinda de Jesus, e a salvação em Cristo para os perdidos.