domingo, 28 de março de 2010

Estudo Bíblico (Mateus - Cap. 2: 13-23)

 13  E, tendo eles se retirado, eis que o anjo do Senhor apareceu a José em sonhos, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.
14  E, levantando-se ele, tomou o menino e sua mãe, de noite, e foi para o Egito.
15  E esteve lá, até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Do Egito chamei o meu Filho.
16  Então Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito, e mandou matar todos os meninos que havia em Belém, e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos.
17  Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias, que diz:
18  Em Ramá se ouviu uma voz, Lamentação, choro e grande pranto: Raquel chorando os seus filhos, E não querendo ser consolada, porque já não existem.
19  Morto, porém, Herodes, eis que o anjo do Senhor apareceu num sonho a José no Egito,
20  Dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e vai para a terra de Israel; porque já estão mortos os que procuravam a morte do menino.
21  Então ele se levantou, e tomou o menino e sua mãe, e foi para a terra de Israel.
22  E, ouvindo que Arquelau reinava na Judéia em lugar de Herodes, seu pai, receou ir para lá; mas avisado em sonhos, por divina revelação, foi para as partes da Galiléia.
23  E chegou, e habitou numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno.

ESTUDO BÍBLICO:

Podemos obsevar neste estudo o que acontece após a partida dos Reis magos da tenda onde havia nascido Jesus, um anjo aparece a José e pede que ele fuja para o Egito pois o rei Herodes haveria de procurar pelo Messias e mandaria matá-lo, e assim foi feito José juntamente com Maria foram exilados para o Egito e lá permanceram até que o rei Herodes morresse. Observamos que esse acontecimento fora profetizado, conforme Os. 11.1, e assim citado pelo profeta que Deus fez voltar da escravidão o seu filho, antes uma referência a Israel e desta feita com Jesus "o seu filho" por excelência, uma grande coincidência já que tanto Israel como Jesus estiveram exilados no Egito.

Então vendo Herodes que havia sido enganado pelos magos ordenou que fossem mortos todos os meninos de belém de dois para baixo, a questão de serem de dois abaixo, é que existia uma perspectiva de os magos terem visto a estrela há dois anos atrás, então para que não houvesse nenhuma falha assim foi feito todos os meninos dessa idade foram mortos, mostrando tamanha crueldade de Herodes.

Após a morte do rei Herodes que fora substituído por seu filho Arquelau, José através de sonho, eis que apareceu-lhe um anjo e disse-lhe que voltasse a Israle com Maria e Jesus e assim foi feito, José foi para a Galiléia e ficou em Nazaré, conforme a profecia o menino seria chamado nazareno, daí Jesus de Nazaré.

Pudemos ver a temência de José e Maria a Deus, pois nas escrituras em momento citasse algum tipo de dúvida quanto aos sonho de José, em relação a aparição do anjo para com ele, mostra a verdadeira fé e confiança em Deus, e assim foi sendo cumprida a profecia de Isaías em Is. 11.1, que mostraria ao mundo e principalmente a Israel o Renovo, ou seja o filho do homem que nascera e morreria por nossos pecados. Lhe pergunto então voltando ao assunto dos sonhos com anjos do Senhor, você acreditaria hoje em dia em sonhos com anjos dando indicativas do que deveria ser feito? Isso é lícito da parte de Deus, termos sonhos com anos nos dizendo, ou até mesmo nos mostrando caminhos a serem seguidos? Fica a pergunta no ar, desejo-lhes paz  e muito amor do Senhor em vossos corações.

Vinícius Figueiredo

2 comentários:

  1. muito bom que Deus te abençoe.Paz

    ResponderExcluir
  2. Muito bom irmao viniciu, mas no caso dos 2 anos para baixo acredito que jesus ja teria essa base de idade, acredito que quando os magos chegaram ja tinha passado uma base de dois anos, pq vemos em LC 2:16 que os primeiros a verem jesus foram os pastores que estavam no campo, e quando eles chegaram lá vemos que jesus estava numa mangedoura, ou seja no local que havia acabado de nascer, e vemos em MT 2:11 vemos que quando os magos entraram jesus não estava mas no local que nasceu, ou seja numa estalagem dentro da mangedoura, mas sim em uma casa com sua mãe, ,, mas fora isso irmao o estudo esta maravilhoso Parabéns, fui edificado

    ResponderExcluir