quarta-feira, 17 de março de 2010

Estudo Bíblico (Mateus - Cap. 2: 1-12)

 1  E, TENDO nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém,
2  Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.
3  E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele.
4  E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo.
5  E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta:
6  E tu, Belém, terra de Judá, De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá; Porque de ti sairá o Guia Que há de apascentar o meu povo de Israel.
7  Então Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera.
8  E, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore.
9  E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino.
10  E, vendo eles a estrela, regozijaram-se muito com grande alegria.
11  E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.
12  E, sendo por divina revelação avisados em sonhos para que não voltassem para junto de Herodes, partiram para a sua terra por outro caminho.

Estudo Bíblico:
 
Continuamos aqui com mais um pouco do estudo livro de Mateus, acima podemos observar a visita dos reis magos ao local do nascimento de Jesus, local este que fora revelado por uma estrela cadente, que ficou parada acima do local onde nasceu Jesus Cristo. Vimos também que aquela época era um tempo em que reinava o Rei Herodes, que era chamado de "O grande", chegou a ser rei do território da Judéia que era dominado pelos romanos, governou como vassalo de César.

Ao saber da notícia de que estaria próximo do nascimento do Rei dos Judeus, Herodes veio a preocupar-se, pedindo aos principais sacerdotes informações acerca de onde nasceria o Cristo, e els lhes responderam que seria em Belém conforme a profecia. Foi então que foram chamados os magos, que eram orientais que estudavam os astros na época e viam ali sinais do curso da história humana, não se sabe ao certo quantos reis magos eram, o texto não cita a quantidade exata dos magos, com isso Herodes os imcubiu de trazer-lhe informações sobre a criança. esses não o fizeram pois sabiam da verdadeira intenção do rei para com o Mesias, e após fazerem a visita voltaram as suas terras por caminhos diferentes, preservando assim Jesus Cristo, pois sabiam da profecia e o que seria necessário ser feito para a glória de Cristo.

Podemos ver mais uma demonstração de fé nestas linhas, a fé e certeza do nascimento do Rei dos Judeus, e mesmo após receberem ordens do Rei Herodes, os magos permaneceram centrados em seus objetivos divinos de presentear e comtemplar o nascimento do Salvador "Jesus Cristo".

Vinícius Figueiredo

8 comentários:

  1. Parabéns pelo seu blogue! Partilho o meu principal:

    meditacaoparaasaude.blogspot.com

    Bênçãos de Deus. MARANATA!

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo seu blog

    Que Conntinui abençoando mas i mais

    Lindo Blog

    ResponderExcluir
  3. A SUA INTENÇÃO É ATÉ BOA,PORÉM, ALGUMAS OBSERVAÇÕES,ESTES HOMENS NÃO ERAM REIS, ISSO FAZ PARTE DE UMA CULTURA E NÃO RETRATA A VERDADE,OS MESMOS DESEMPENHAVA UM PAPEL MUITO IMPORTANTE NA SUA TERRA ERAM CONCELHEIRO DO REI, DAQUELA REGIÃO, ELES ERAM ASTRÓLOGO,OUTRA OBSERVAÇÃO: ELES NÃO SABIA DA MALDADE DO CORAÇÃO DE HERODES,OS MESMOS FORAM ADVERTIDOS POR UM SONHO PARA NÃO VOLTAR PELO MESMO CAMINHO,SE OS MESMOS TIVESSE O CONHECIMENTO DA INTENÇÃO DE HERODES ELES NÃO IRIA ATÉ O MESMO. DESCULPA É SÓ UMA OBSERVAÇÃO SE EU ESTIVER ERADO ME CORRIJA.

    ResponderExcluir
  4. Olha amigo um estudo bem realizado da uma olhada, Deus te abençoe muito mais,
    A repreensão faz o sábio ser mais sábio, pense nisso!
    parte 1
    MATEUS - Estudo 2: JESUS RECEBE VISITAS - cap. 2. 1 – 12.
    Neste texto encontramos:
    - Jesus nasce em Belém no tempo do rei Herodes, o grande. v. 1a.
    - Estrangeiros do oriente, pessoas estudiosas e influentes em seus países, procuram Jesus em Jerusalém. v. 1b.
    - Objetivo da visita dos nobres orientais: adorar Jesus, o Rei dos judeus. v. 2.
    - Herodes, o grande, sente-se abalado pelo novo poder que surge entre os judeus. v. 3a.
    - Povo judeu se alvoroça pela chegada do libertador e as forças romanas se inquietam. v. 3b.
    - Herodes mobiliza a liderança religiosa judaica para se informar com precisão sobre o novo rei que surge. v. 4.
    - Liderança religiosa judaica revela nas Escrituras o local de nascimento do novo rei e pastor de Israel: Belém da Judéia. v. 5;
    - Escrituras se cumprem. v. 6; Miquéias 5.2; João 7. 42.
    - Estratégia maligna de Herodes, o grande. v. 7 – 8.
    - Na direção da estrela. v. 9 – 10.
    - Presentes ao rei dos judeus: ouro, incenso e mirra. v. 11.
    - Alerta divino e obediência. v. 12.
    VISÃO GERAL
    Nos Evangelhos e em Atos temos a citação da dinastia de Herodes. O primeiro é Herodes, o Grande que reinou no período de 37 a.C a 4 d.C. Esse é o Herodes de que trata o presente texto. Em seu governo não vacilou em punir seus próprios familiares ao sentir-se ameaçado. Após sua morte o império romano dividiu a Palestina em regiões e nomeou governantes para dirigi-las. Foram escolhidos os três filhos de Herodes, o Grande: Antipas, Arquelau e Filipe. Mateus 2. 22; Marcos 6. 17. Herodes Antipas foi quem assassinou João Batista porque o profeta de Deus denunciou sua vida adulterina com Herodias, a esposa de seu irmão Filipe.
    O evangelista Mateus é o único que registrou o relato da visita de nobres orientais a Jesus. Esses homens estudavam o posicionamento dos astros no firmamento e pelo conhecimento que detinham entenderam que na Palestina surgiria um líder judeu. Sendo rei nasceria provavelmente em Jerusalém, a sede do governo. Apoiados em suas observações se dirigiram à capital dos judeus para prestarem homenagens ao novo rei.
    Ao chegarem a Jerusalém os nobres se dirigiram à sede do governo para indagar sobre o nascimento do novo rei dos judeus. Essa notícia surpreendeu Herodes, o grande. Sentiu-se ameaçado em seu poder apoiado pelo império romano e chamou os nobres orientais para uma conversa particular. Desejava saber mais sobre o novo rei e onde nasceria. A seguir, convocou a liderança religiosa judaica e buscou detalhes desse acontecimento.
    Diante do motivo dessa inesperada convocação os líderes religiosos responderam a Herodes que as Escrituras já apontavam não somente para o surgimento da estrela bem como do local onde nasceria o rei dos judeus. Gênesis 49. 10; Números 24. 17; Miquéias 5. 2.

    ResponderExcluir
  5. Parte 2
    Ao ouvir a notícia o rei Herodes tomou as providências imediatas e planejou as remotas.
    A primeira providência foi chamar a sua presença a liderança religiosa judaica para que fosse informado sobre o local onde nasceria o rei dos judeus.
    As palavras pronunciadas pelo profeta Miquéias (742 – 687 a.C.) foram citadas pelos líderes religiosos a Herodes e aos nobres orientais: “E tu Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá o que será Senhor em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”. Miquéias 5. 2.
    Após tomar conhecimento do local de nascimento do novo rei, Herodes, o grande, recomendou aos nobres orientais que após sua visita à criança, retornassem a Jerusalém porque ele, pessoalmente, desejava também adorá-la. A biografia anterior de Herodes pré-anunciava a decisão que tomaria em relação a Jesus. Os fatos posteriores revelariam sua intenção maligna, anunciada anteriormente em profecia. Leia Jeremias 31. 15.
    Inseguro, violento e invejoso, Herodes, o grande, jamais permitiria ser retirado do poder por um líder judeu. Antes que essa criança se tornasse um adulto e em condição de promover sua deposição, decidiu assassiná-la.
    No cumprimento das Escrituras Jesus nasceu no sul da Palestina, Judéia, na cidade de Belém, aproximadamente a treze quilômetros de Jerusalém. O Messias já estava na terra e muitos judeus ainda não sabiam dessa boa notícia.
    Os nobres orientais partiram em direção a Belém, cujo nome significa casa de pão. Ali os aguardava Aquele que mais tarde seria conhecido em toda a Palestina e no mundo inteiro como Pão da Vida, Jesus Cristo.
    Ao chegarem a Belém e ao local do nascimento do rei dos judeus, os três nobres orientais ofereceram a Jesus, três elementos preciosos: ouro, incenso e mirra. A oferta do ouro representava que reconheciam a realeza de Jesus.

    ResponderExcluir
  6. Parte 3
    Ele tinha nascido para ser o rei dos judeus e posteriormente das nações. Lucas 1. 31 – 33. O incenso perfumado representava o desejo de que esse reinado fosse tão bem acolhido pelos súditos como o bom perfume é recebido por aqueles que sentem o seu aroma. A mirra, palavra que no hebraico significa amargo, representava que o governante precisaria estar preparado para momentos amargos, mas no final essa amargura se transformaria em doçura. O sacrifício, a morte e a ressurreição seguidos pelo retorno à Casa do Pai marcariam esses momentos. Isaías 53. Jesus resumiu esse processo ao declarar: “Na verdade, na verdade vos digo que se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto”. João 12. 24.
    Jesus alertou Seus súditos de que no percurso por este mundo o significado da mirra estaria presente na vida de cada um. Leia João 15. 20; 16. 33. Um evangelho que prega ausência de sofrimento não é o Evangelho de Jesus Cristo. Também um evangelho que prega apenas o sofrimento não é o Evangelho de Cristo. No Evangelho de Cristo o sofrimento como resultado do nosso compromisso com Deus resulta em vitória e alegria, no presente e na eternidade.
    Após prestarem sua homenagem ao rei dos judeus os nobres orientais retornaram ao seu local de origem por outro caminho. Não voltaram a Jerusalém conforme solicitação de Herodes. Em sonhos foram avisados por Deus para tomarem essa decisão e assim fizeram.
    Cansado de esperar pelo retorno dos nobres orientais, o rei Herodes sentiu-se traído e revelou suas intenções sanguinárias contra o rei dos judeus nascido em Belém.
    ENQUADRANDO-SE NA VISÃO
    - Só o Espírito Santo nos ajuda a fazer nas Escrituras as conexões certas para respondermos bem.
    DETALHES
    - Os nobres buscaram na estrela a referência para encontrar o Messias. Hoje a referência são as Escrituras.
    APLICAÇÃO
    - Manter-se em sintonia com as Escrituras.
    PENSAMENTO
    Deus cumpre o que diz.
    VERSÍCULO PARA DECORAR
    E entrando na casa acharam o menino com Maria sua mãe, e prostrando-se o adoraram, e abrindo os seus tesouros, lhe ofertaram dádivas: ouro, incenso e mirra.

    ResponderExcluir