1 Tm 6:11,12
Mas tu, ó homem de Deus, foge dessas coisas... (1 Tm 6.11,12)
- Ao denominar Timóteo de homem de Deus, o apóstolo adiciona peso à sua
exortação. Se alguém concluir ser conveniente restringir sua aplicação
ao apelo para seguir após a justiça, a piedade, a fé e a paciência, ao
que ele está precisamente dizendo, então este será o seu antídoto para
corrigir-se a avidez pelo dinheiro. Ele diz a Timóteo que as aspirações
que ele devia seguir são de caráter espiritual. Mas pode aplicar-se
ainda mais amplamente ao contexto mais remoto, ou seja, que Timóteo,
mantendo-se isento de toda vaidade, evitasse a fútil curiosidade,
[perierguia], a qual condenara um pouco antes. Aquele que se mantém
totalmente ocupado com as questões básicas, facilmente se manterá livre
das coisas que são supérfluas. Ele menciona algumas formas de virtudes, à
luz das quais podemos concluir que as demais estão também incluídas.
Quem quer que se devote a buscar a justiça, que almeje a piedade, a fé e
o amor, e que cultive a paciência e a mansidão, não poderá deixar de
abominar a avareza e seus frutos.
Combate
o bom combate. Na próxima epístola ele diz que nenhum soldado se
envolve em negócios alheios à sua vocação [2 Tm 2.4]. Por isso aqui, com
o fim de poupar Timóteo de excessiva preocupação com os afazeres
terrenos, ele o exorta a lutar. A displicência e o comodismo emanam da
preocupação que os homens sentem em servir a Cristo sem problemas, como
se fosse um passa-tempo, enquanto que Cristo convoca a todos os seus
servos para a guerra. Com o fim de encorajar Timóteo a lutar bravamente
no campo de batalha, o apóstolo denomina essa luta de bom combate, ou
seja, combate abençoado e que, portanto, de forma alguma deve ser
evitado. Pois se os soldados terrenos não hesitam em combater quando a
vitória é incerta e correm o risco de perder a vida, quanto mais
bravamente devemos nós lutar sob o comando e a bandeira de Cristo, onde
podemos alimentar de antemão a certeza da vitória, especialmente quando
sabemos que há um galardão à nossa espera, o qual está muito acima dos
galardões geralmente conferidos pelos comandantes a seus homens, ou
seja, uma gloriosa imortalidade e a bem-aventurança celestial. Seria
indigno se com uma esperança dessa natureza diante de nós ainda
esmorecêssemos ou caíssemos pela exaustão. E isso é precisamente o que o
apóstolo continua dizendo.
Toma
possa da vida eterna. É como se ele dissesse: "Deus te convoca para a
vida eterna, portanto despreza o mundo e esforça-te por alcançá-la." Ao
dizer a Timóteo que tomasse posse dela, ele o proíbe de desistir ou de
deixar-se dominar pelo cansaço em meio à trajetória. E como se dissesse:
"Nada se concretiza até que tenhamos obtido a vida futura, à qual Deus
nos convida." Por conseguinte, em Filipenses 3.12 ele declara que se
esforçava por progredir, visto que a vida eterna não estava ainda
concretizada.
Para
a qual foste chamado. Visto, porém, que os homens lutam
precipitadamente e sem qualquer objetivo de caráter perene, caso não
tenham ainda Deus a dirigir sua trajetória e a estimulá-los à atividade,
o apóstolo menciona também a vocação deles. Nada poderá encher-nos de
mais coragem do que o reconhecimento de que fomos chamados por Deus.
Pois desse fato podemos inferir que o nosso labor, que está sob a
direção divina e no qual Deus nos estende sua mão, não ficará
infrutífero. Portanto, pesaria sobre nós uma acusação muito grave caso
rejeitássemos o chamado divino. Contudo, deve exercer sobre nós uma
influência muito forte ouvir: "Deus te chamou para a vida eterna.
Cuidado para que não te desvies para alguma fantasia, ou de alguma forma
fracasses no caminho antes que o tenhas percorrido."
E
fizeste a boa confissão. Ao mencionar a vida pregressa de Timóteo,
Paulo o incita ainda mais a perseverar. Fracassar depois de ter feito um
bom começo é mais lamentável do que nunca haver começado. A Timóteo,
que até então havia agido bravamente e granjeado louvor, o apóstolo
apresenta este poderoso argumento: que o seu ponto de chegada
correspondesse ao seu ponto de partida. Entendo confissão, aqui, no
sentido não de algo expresso verbalmente, mas, antes, de algo realizado
de forma concreta, e não numa única ocasião, mas ao longo de todo o seu
ministério. Significando, pois: "Tu contas com muitas testemunhas de tua
pública confissão, tanto em Éfeso como em outros países, a saber: que
elas têm assistido a tua viva fidelidade e seriedade em teu testemunho
do evangelho; e tendo transmitido um exemplo tão positivo, agora outra
coisa não podes ser senão um bom soldado de Cristo, caso não queiras
incorrer em maiores vexames e infortúnios." A luz desse fato aprendemos a
seguinte lição geral: quanto mais eminentes nos tornamos, menos
justificativa temos em fracassar e mais obrigados somos a nos manter em
nossa firme trajetória.
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