terça-feira, 15 de maio de 2012

A Responsabilidade de Ensinar a Nós Mesmos: Somos bons alunos?

Tiago 3:1
Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo

INTRODUÇÃO
ð  Vejamos alguns vídeos ilustrativos!
            Sabemos que a exortação de Tiago é pesada, e nos cria um grande dilema de fé.
            Pois Deus, em Sua Palavra, revela a importância do ensino no relacionamento, convivência e ministério de Seu povo. A palavra “ensinar” aparece mais de 200 vezes na Bíblia, enquanto “pregar”, 140 vezes. Os melhores exemplos são os textos áureos da Bíblia: Deuteronômio 6:1-9 (o Shemah:ouve!) e Mateus 28:18-20 (a Grande Comissão). O pastor tem que ser mestre (Efésios 4:11), o evangelista (missionário) tem que ensinar - 1 Timóteo 4:13.
            A igreja é (e tem que ser) um organismo ensinador. Temos que propiciar classes de ensino bíblico (é por isso que há tanta programação de ensino nas Igrejas Batistas Conservadoras: EBD, EBEC (Oanse), Culto Infanto-Juvenil, Mocidade, SEB’s, Cursos de Discipulado, Cursos Teológicos (como CBD, CTBPL), Congressos, EBJ’s, Retiros de Jovens, de Crianças, de Meninos e Meninas, de Casais, das Senhoras, etc.).
            Por outro lado, há as exortações que devemos fazer bem, com responsabilidade, com dedicação e esmero a obra do SENHOR, sob o risco de recebermos a desqualificação do SENHOR Deus: Jeremias 48:10a e Romanos 12:7.
            E ensinar, devido a sua importância dentro da vivência da fé e da sua imprescindibilidade no fortalecimento e continuidade da obra de Deus, recebe, então, maior atenção da parte de Deus. Paulo fez uma tremenda exortação aos “professores” (mestres, doutores) da Igreja de Corinto, quando disse que o professor da Bíblia tem que ser muito mais do que mestre tem que ser como um pai:
Não escrevo estas coisas para vos envergonhar; mas admoesto-vos como meus filhos amados. Porque ainda que tivésseis dez mil aios [mestres, professores, pedagogos] em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; porque eu pelo evangelho vos gerei em Jesus Cristo. Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores.”
            Podemos enganar os homens (os coordenadores, os pastores, a igreja, os alunos), mas não podemos fugir da apuração de Deus: Provérbios 20:27.
            Por isso, é hora de aprendermos com Ele, para, então, ensinarmos dEle!
IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
VII ENCONTRO DE PROFESSORES DA BÍBLIA – 02 E 03/04/2010
ENSINANDO E APRENDENDO
“Tu, pois, que ensinas a outrem, não te ensinas a ti mesmo?
Romanos 2:21
Devocional (manhã de sábado – dia 03) – Pr. José Nogueira
A Responsabilidade de Ensinar a Nós Mesmos – Parte I
Tiago 3:1
Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo

I - OS ALVOS DO ENSINO BÍBLICO
            Como professores da Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus, precisamos ter, de forma muito clara em nossa mente, a razão pela qual ensinamos e tanto nos esforçamos para transmitir os ensinos da Palavra.
1 – Conformar o crente à imagem de Cristo – Efésios 4:13
            O alvo do ensino bíblico é a transformação de vida – Romanos 12:1-2; 2 Coríntios 3:18.
            Para que serve um espelho?   Tiago 1:22-25.
            Aqui se pode ver nitidamente os passos da mudança:
            1 – Quantos ouvem o ensino?
            2 – Quantos compreendem?
            3 – Quantos vão aceitar, concordar e realmente dizer que é verdade?
            4 – Quantos vão decidir obedecer?
            5 – Quantos vão lembrar?
            6 – Quantos vão praticar?
            7 – Quantos perseverar?

2 – Instruir os crentes a serem autônomos quanto ao estudo bíblico – Hebreus 5:11-14.
           
3 – Preparar os santos para o desempenho do serviço cristão – Efésios 4:11-12
                        Nisto incluir habilitar o crente para toda boa obra – 2 Timóteo 3:16-17
                        a) Ensinando
                        b) Redargüindo (repreendendo o erro)
                        c) Corrigindo (mostrando o certo, como numa prova)
                        d) Instruindo em justiça (voltar aos ensinos, perseverar nas instruções, revisões, etc).

4 – Desenvolver uma cosmovisão bíblica
            “Modo pelo qual a pessoa vê ou interpreta a realidade. A palavra alemã é weltanschau-ung, que significa um ‘mundo e uma visão da vida’, ou ‘um paradigma’. É a estrutura por meio da qual a pessoa entende os dados da vida. Uma cosmovisão influencia muito a maneira em que a pessoa vê Deus, origens, mal, natureza humana, valores e destino.”
            Ou seja, o discípulo tem que aprender a enxergar o todo da vida e as questões e problemas da vida através da perspectiva da Palavra de Deus, porque os caminhos e pensamentos de Deus são mais altos do que as soluções e filosofias dos homens – Isaías 55:8-9.

II – E OS MEUS ALVOS NO ESTUDO DA BÍBLIA?
            Só há verdadeiro ENSINO se houver APRENDIZADO. E só há verdadeiro aprendizado se houver MUDANÇAS. Só há verdadeira mudança, se ela for persistente e perseverante (HÁBITO). E o hábito forma CARÁCTER! (Provérbios 9:10)
IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
VII ENCONTRO DE PROFESSORES DA BÍBLIA – 02 E 03/04/2010
ENSINANDO E APRENDENDO
“Tu, pois, que ensinas a outrem, não te ensinas a ti mesmo?
Romanos 2:21
Devocional (sábado à noite – dia 03) – Pr. José Nogueira
A Responsabilidade de Ensinar a Nós Mesmos – Parte II
Tiago 3:1
Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo
            O que fez a diferença entre essas duas famílias?
            Jonathan Edwards viveu no século XVIII , em Northampton, EUA. Tornou-se reitor da Universidade de Princeton e foi um cristão comprometido com os ensinos de Deus. Obedeceu e ensinou as Sagradas Escrituras em sua casa. É maravilhoso perceber a bênção de Deus sobre a sua família. Foi feita uma pesquisa com 1394 dos seus descendentes, sendo constatado o seguinte: 295 receberam diplomas universitários, sendo que 23 chegaram a ser reitores de universidades; 65 foram professores universitários; 3 senadores dos Estados Unidos; 3 governadores estaduais, e outros, ministros enviados a nações estrangeiras; 130 foram juízes, 100, advogados, sendo um reitor de uma faculdade de Direito, 56 médicos, sendo um reitor da faculdade de medicina; 75 oficiais na carreira militar; 100 missionários e pregadores famosos, bem como autores destacados; cerca de 80 desempenharam alguma função pública; 3 foram prefeitos de grandes cidades; um foi superintendente do Tesouro norte-americano; um deles foi vice-presidente dos Estados Unidos.
            Também foi realizada uma pesquisa com outro homem do mesmo século. Ele se chamava Jukes. Era um cético que duvidava da existência de Deus e desprezava a Palavra de Deus.  Da família de Jukes foram pesquisados 560 dos seus descendentes: Desses, 310 morreram em extrema pobreza; 150 tornaram -se criminosos, inclusive 7 assassinos; 100 descendentes foram beberrões; mais da metade das mulheres se prostituiu. Segundo cálculos, os descendentes de Jukes custaram ao estado, com suas vidas desregradas, um milhão e duzentos e cinqüenta mil dólares.
            Dessa forma, ao concluir esta leitura, servirá para o nosso meditar - e tomada de decisões do ensino bíblico em nossa casa – a bênção prometida no Salmo 128:1-4:
            Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos Seus caminhos!
            Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem.
            Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos como rebentos da oliveira, à roda de tua mesa. Eis como será abençoado o homem que teme ao SENHOR!
            Uma palavra final a todos os professores: Desempenhe esse ministério que você recebeu do SENHOR com esmero, dedicação e, principalmente, ensinando a si mesmo, aprendendo e vivendo, que você será ricamente abençoado por Deus. Pois, uma das bênçãos maravilhosas de Deus é fazer por nós mesmos aquilo que nós intentamos fazer para Ele:
            1 – As parteiras no Egito - Deus fez por elas o que elas desejaram fazer para Deus – Êxodo 1: 20-21
            2 – Davi - Deus fez para Davi o que Davi tinha desejado fazer para Deus – 2 Samuel 7:11 e 27
            Spurgeon: “Quantas vezes, Deus fez para os Seus servos o que eles desejavam fazer para Ele”
                        Amém!

Pr. José Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário