Tiago 3:1
“Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo”
INTRODUÇÃO
ð Vejamos alguns vídeos ilustrativos!
Sabemos que a exortação de Tiago é pesada, e nos cria um grande dilema de fé.
Pois
Deus, em Sua Palavra, revela a importância do ensino no relacionamento,
convivência e ministério de Seu povo. A palavra “ensinar” aparece mais
de 200 vezes na Bíblia, enquanto “pregar”, 140 vezes. Os melhores
exemplos são os textos áureos da Bíblia: Deuteronômio 6:1-9 (o
Shemah:ouve!) e Mateus 28:18-20 (a Grande Comissão). O pastor tem que
ser mestre (Efésios 4:11), o evangelista (missionário) tem que ensinar -
1 Timóteo 4:13.
A
igreja é (e tem que ser) um organismo ensinador. Temos que propiciar
classes de ensino bíblico (é por isso que há tanta programação de ensino
nas Igrejas Batistas Conservadoras: EBD, EBEC (Oanse), Culto
Infanto-Juvenil, Mocidade, SEB’s, Cursos de Discipulado, Cursos
Teológicos (como CBD, CTBPL), Congressos, EBJ’s, Retiros de Jovens, de
Crianças, de Meninos e Meninas, de Casais, das Senhoras, etc.).
Por
outro lado, há as exortações que devemos fazer bem, com
responsabilidade, com dedicação e esmero a obra do SENHOR, sob o risco
de recebermos a desqualificação do SENHOR Deus: Jeremias 48:10a e
Romanos 12:7.
E
ensinar, devido a sua importância dentro da vivência da fé e da sua
imprescindibilidade no fortalecimento e continuidade da obra de Deus,
recebe, então, maior atenção da parte de Deus. Paulo fez uma tremenda
exortação aos “professores” (mestres, doutores) da Igreja de Corinto,
quando disse que o professor da Bíblia tem que ser muito mais do que
mestre tem que ser como um pai:
“Não escrevo estas coisas para vos envergonhar; mas admoesto-vos como meus filhos amados. Porque ainda que tivésseis dez mil aios [mestres, professores, pedagogos] em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; porque eu pelo evangelho vos gerei em Jesus Cristo. Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores.”
Podemos
enganar os homens (os coordenadores, os pastores, a igreja, os alunos),
mas não podemos fugir da apuração de Deus: Provérbios 20:27.
Por isso, é hora de aprendermos com Ele, para, então, ensinarmos dEle!
IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
VII ENCONTRO DE PROFESSORES DA BÍBLIA – 02 E 03/04/2010
ENSINANDO E APRENDENDO
“Tu, pois, que ensinas a outrem, não te ensinas a ti mesmo?
Romanos 2:21
Devocional (manhã de sábado – dia 03) – Pr. José Nogueira
A Responsabilidade de Ensinar a Nós Mesmos – Parte I
Tiago 3:1
“Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo”
I - OS ALVOS DO ENSINO BÍBLICO
Como
professores da Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus, precisamos ter, de
forma muito clara em nossa mente, a razão pela qual ensinamos e tanto
nos esforçamos para transmitir os ensinos da Palavra.
1 – Conformar o crente à imagem de Cristo – Efésios 4:13
O alvo do ensino bíblico é a transformação de vida – Romanos 12:1-2; 2 Coríntios 3:18.
Para que serve um espelho? Tiago 1:22-25.
Aqui se pode ver nitidamente os passos da mudança:
1 – Quantos ouvem o ensino?
2 – Quantos compreendem?
3 – Quantos vão aceitar, concordar e realmente dizer que é verdade?
4 – Quantos vão decidir obedecer?
5 – Quantos vão lembrar?
6 – Quantos vão praticar?
7 – Quantos perseverar?
2 – Instruir os crentes a serem autônomos quanto ao estudo bíblico – Hebreus 5:11-14.
3 – Preparar os santos para o desempenho do serviço cristão – Efésios 4:11-12
Nisto incluir habilitar o crente para toda boa obra – 2 Timóteo 3:16-17
a) Ensinando
b) Redargüindo (repreendendo o erro)
c) Corrigindo (mostrando o certo, como numa prova)
d) Instruindo em justiça (voltar aos ensinos, perseverar nas instruções, revisões, etc).
4 – Desenvolver uma cosmovisão bíblica
“Modo
pelo qual a pessoa vê ou interpreta a realidade. A palavra alemã é
weltanschau-ung, que significa um ‘mundo e uma visão da vida’, ou ‘um
paradigma’. É a estrutura por meio da qual a pessoa entende os dados da
vida. Uma cosmovisão influencia muito a maneira em que a pessoa vê Deus,
origens, mal, natureza humana, valores e destino.”
Ou
seja, o discípulo tem que aprender a enxergar o todo da vida e as
questões e problemas da vida através da perspectiva da Palavra de Deus,
porque os caminhos e pensamentos de Deus são mais altos do que as
soluções e filosofias dos homens – Isaías 55:8-9.
II – E OS MEUS ALVOS NO ESTUDO DA BÍBLIA?
Só
há verdadeiro ENSINO se houver APRENDIZADO. E só há verdadeiro
aprendizado se houver MUDANÇAS. Só há verdadeira mudança, se ela for
persistente e perseverante (HÁBITO). E o hábito forma CARÁCTER!
(Provérbios 9:10)
IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
VII ENCONTRO DE PROFESSORES DA BÍBLIA – 02 E 03/04/2010
ENSINANDO E APRENDENDO
“Tu, pois, que ensinas a outrem, não te ensinas a ti mesmo?
Romanos 2:21
Devocional (sábado à noite – dia 03) – Pr. José Nogueira
A Responsabilidade de Ensinar a Nós Mesmos – Parte II
Tiago 3:1
“Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo”
O que fez a diferença entre essas duas famílias?
Jonathan
Edwards viveu no século XVIII , em Northampton, EUA. Tornou-se reitor
da Universidade de Princeton e foi um cristão comprometido com os
ensinos de Deus. Obedeceu e ensinou as Sagradas Escrituras em sua casa.
É maravilhoso perceber a bênção de Deus sobre a sua família. Foi feita
uma pesquisa com 1394 dos seus descendentes, sendo constatado o
seguinte: 295 receberam diplomas universitários, sendo que 23 chegaram a
ser reitores de universidades; 65 foram professores universitários; 3
senadores dos Estados Unidos; 3 governadores estaduais, e outros,
ministros enviados a nações estrangeiras; 130 foram juízes, 100,
advogados, sendo um reitor de uma faculdade de Direito, 56 médicos,
sendo um reitor da faculdade de medicina; 75 oficiais na carreira
militar; 100 missionários e pregadores famosos, bem como autores
destacados; cerca de 80 desempenharam alguma função pública; 3 foram
prefeitos de grandes cidades; um foi superintendente do Tesouro
norte-americano; um deles foi vice-presidente dos Estados Unidos.
Também
foi realizada uma pesquisa com outro homem do mesmo século. Ele se
chamava Jukes. Era um cético que duvidava da existência de Deus e
desprezava a Palavra de Deus. Da
família de Jukes foram pesquisados 560 dos seus descendentes: Desses,
310 morreram em extrema pobreza; 150 tornaram -se criminosos, inclusive 7
assassinos; 100 descendentes foram beberrões; mais da metade das
mulheres se prostituiu. Segundo cálculos, os descendentes de Jukes
custaram ao estado, com suas vidas desregradas, um milhão e duzentos e
cinqüenta mil dólares.
Dessa
forma, ao concluir esta leitura, servirá para o nosso meditar - e
tomada de decisões do ensino bíblico em nossa casa – a bênção prometida
no Salmo 128:1-4:
Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos Seus caminhos!
Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem.
Tua
esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus
filhos como rebentos da oliveira, à roda de tua mesa. Eis como será
abençoado o homem que teme ao SENHOR!
Uma
palavra final a todos os professores: Desempenhe esse ministério que
você recebeu do SENHOR com esmero, dedicação e, principalmente,
ensinando a si mesmo, aprendendo e vivendo, que você será ricamente
abençoado por Deus. Pois, uma das bênçãos maravilhosas de Deus é fazer
por nós mesmos aquilo que nós intentamos fazer para Ele:
1 – As parteiras no Egito - Deus fez por elas o que elas desejaram fazer para Deus – Êxodo 1: 20-21
2 – Davi - Deus fez para Davi o que Davi tinha desejado fazer para Deus – 2 Samuel 7:11 e 27
Spurgeon: “Quantas vezes, Deus fez para os Seus servos o que eles desejavam fazer para Ele”
Amém!
Pr. José Nogueira
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