sexta-feira, 6 de março de 2009

Livrai-nos do Mal


A Penúltima frase frase da oração que o Senhor nos deixou como modelo é um pedido de proteção contra Satanás:
" Não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal"

É Necessário orarmos por isso? Deus nos deixaria cair em tentação? Tiago 1:13 Diz: " Ninguém ao ser tentado diga: Sou tentado por Deus, pois Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta"> Se Deus não nos pode tentar porque oramos "não nos deixe cair em tentação"? Essas palavras confundem as mais sofisticadas teologias.

Porém, elas não confundem um filho. E essa é uma oração que brota do coração de um filho. Essa é uma oração para aqueles que olham para Deus como o seu amado pai. Essa é uma oração para aqueles que já falaram com o pai pedindo-lhe provisão para o dia de hoje, (O Pão nosso, dá-nos hoje)e perdão para o dia de ontem (Perdoa as nossa dívidas). Agora o filho precida de proteção para o dia que virá.

A Frase é melhor compreendida com uma simples ilustração. Imagine um pai e um filho andando em uma pista de gelo. O Pai alerta o filho para ter cuidado, mas o filho está muito ansioso para poder esquiar. Ele cai no primeiro bloco de gelo. Vai afundando seus pés na neve. O Pai vai até ele e o ajudar a tirar seus pés atolados. O Menino pede desculpas por ter ignorado seu pedido de alerta, e segura fortemente a grande mão de seu pai. O Filho pede: "Livra-me dos blocos deslizantes, não me deixais cair novamente".

O Pai está disposto a realizar seu pedido. " O Senhor firma os passos do homem bom, e no seu caminho se compraz; se cair, não ficará prostado, porque o senhor o segura pela mão" Salmo 37:23,24

Está aí o cerne da oração. É um pedido suave do filho para seu pai. Os últimos versos vêm a nos ensinar que o caminho é muito difícil. para se fazer sozinho. Então, nós colocamos nossa pequenina mão em sua grande mão e dizemos: "Papai, livra-me do mal".

Nenhum comentário:

Postar um comentário