quarta-feira, 11 de março de 2009

O Valor da Alma


Mateus 16

A alma é o maior tesouro que o homem possui. Ela é eterna e não morre com o corpo. De acordo com a Bíblia, a alma só tem dois destino; o céu e o inferno. Jesus fala da importância da alma, ao ensinar que ainda que o homem ganhasse o mundo inteiro e perdesse a sua alma, de nada lhe adiantaria.

O homem precisa fazer escolhas quanto à sua alma: ou perde a vida ( o mundo, os prazeres...) e ganha a vida eterna; ou ganha a vida ( o mundo, os prazeres, o pecado) e perde a alma. A escolha é individual e tem conseqüências eternas.

1.

Mais uma vez os fariseus e saduceus (um grupo que não acreditava em ressurreição e em anjos) pede um sinal a Jesus. Ele fala do "sinal do profeta" Jonas, ilustrando os 3 dias e noites que Jonas passou na barriga do peixe e Jesus passa na "barriga da terra".
2.

Depois de Jesus multiplicar 2 vezes pão e peixe para uma multidão, você acha que os discípulos agora eram capazes de confiar plenamente Nele ? (versículos 6-11)
3.

Ë possível também a nós esta incredulidade ?
4.

Quando Jesus falou do "fermento dos fariseus e saduceus", Ele se referia a quê ? (versículo12)
5.

Qual era a opinião do povo a respeito de Jesus ?
6.

Qual é a opinião de Pedro ? Segundo Jesus, quem foi que deu esta revelação a Pedro? (versículo 17)
7.

Baseado na resposta de Pedro, Jesus diz que sobre esta pedra... A declaração que Pedro acabara de fazer: "Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo" . Ele, Jesus, edificaria sua igreja. Jesus é Ele mesmo, a "pedra fundamental da Igreja". O diabo tem poder sobre a Igreja ?
8.

O reino de céus é aberto a alguém através da pregação de Jesus. Pedro foi quem "abriu o reino dos céus" aos judeus e gentios, ao pregar para eles o Jesus crucificado por nossos pecados e ressuscitado por Deus ao terceiro dia. Quando você creu nesta mensagem, o reino dos céus foi aberto também a você. De que modo você também pode "abrir o reino dos céus" a outros ?
9.

Logo após ser elogiado por Jesus, Pedro recebe uma dura repreensão. Qual é ? (versículo 23)
10.

Logo após ter sido instrumento de Deus, Pedro se deixa cair na armadilha de satanás. É importante estar sempre vigiando ?
11.

Logo em seguida, o discurso de Jesus fica cada vez mais sério. Depois de falar de sua morte, qual é o convite de Jesus ?
12.

Como é possível salvar a vida perdendo-a e perder a vida ganhando-a ?
13.

Você tem "perdido sua vida" por causa de Jesus ?

Memorize:

"Pois que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou o que o homem poderá dar em troca de sua alma?"

(Mateus 16.26)

Nenhum comentário:

Postar um comentário